Cod: 1054 Nome: SINDUSCONPR Profissão: sindicato Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações
Contribuição:
Verticalização com preservação ambiental e transferência do direito de
construir - Com acréscimo de coeficiente em 50%, aumento de densidade
e altura livre limitada ao zoneamento e cone de aeronáutica. (Áreas de
bosque e APP).
Resposta:
Agradecemos a contribuição.
O assunto faz parte da regulamentação da Lei de Zoneamento Uso e Ocupação do Solo.
Cod: 1016 Nome: Sindicato da Industria da Construção Civil do Estado do Paraná SINDUSCON PR Profissão: Sindicato Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações
Contribuição:
Adensamento Inteligente - ´isto é, adensando aquilo que a própria
dinâmica da cidade justifica, ou ampliando o potencial, para melhor
aproveitamento da infraestrutura já instalada, sem impactos em
mobilidade, ou com impactos mitigados com revisão do plano de
mobilidade,sempre com aquisição de potencial construtivo;
Resposta:
Agradecemos a contribuição.
A mesmo premissa às propostas apresentadas pelo SINDUSCON foi utilizada na avaliação do macrozoneamento e alguns ajustes estão presentes no atual anteprojeto de lei.
Cod: 989 Nome: Sociedade Global Andressa Mendes , Fernanda Castelhano, Rafaela Scheiffer Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Planejamento Urbano
- IPTU progressivo para propriedades vazias ou de especulação imobiliária, destinando a arrecadação para
centros culturais na periferia
- Incentivos para energia alternativa e fomento de áreas sustentáveis na cidade
- Ampliar a construção de canchas poliesportivas nos bairros e áreas de lazer para crianças, construção de
mais piscinas públicas que fossem também clubes de participação social nos bairros idem Praça Oswaldo
Cruz
- Investimento em inovação e empreendedorismo tanto na educação de base quanto no fomento de
ecossistemas de inovação
- Descentralização da cidade e maior investimento no desenvolvimento local dos bairros periféricos
Resposta:
Agradecemos suas contribuições que serão apreciadas por ocasião da elaboração dos planos setoriais.
O IPTU progressivo é objeto de aperfeiçoamento nesta revisão e já existe no atual plano diretor, tendo sido aplicado na região do Paço da Liberdade e rua Riachuelo. Para esta revisão há a diretriz de aumentar a utilização deste instrumento.
Cod: 935 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Revitalização das Ruas da Cidadania - especialmente as antigas como o caso da do Boqueirão que está completando 20 anos e não teve nenhuma grande reforma - precisa ser modernizada com melhor acessibilidade / banheiros públicos / reformas salas / núcleos e equipamentos públicos bem sinalizados - local de grande movimentação já que temos a interligação com o terminal do Carmo / Santuário Nsa. do Carmo e comércio no entorno - precisa de uma reforma geral
Resposta:
Encaminhado para : SGM Em : 14/01/2015 Número de Protocolo : 70-000014/2015
Cod: 925 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Execução de novas pontes interligando os bairros / regiões:
Rib. Padilhas nas ruas: João Kaskorf / Jorge Simão / Cidade de Goioerê
Córrego Alto Boqueirão X R. Ver. Antonio Giacomassi
Resposta:
Agradecemos sua contribuição que será apreciada por ocasião da elaboração do plano setorial de mobilidade e transporte
Cod: 924 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Execução de via paralela à via férrea e canal de drenagem, ligando assim a R. Pastor A Polito e a R. Dr. Bley Zornig próximo ao Rio Belém e urbanizando a região que já teve trabalho de realocação de famílias pela Cohab.
Resposta:
Encaminhado para : SMOP Em : 15/01/2015 Número de Protocolo : 70-000012/2015
Cod: 922 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Utilização do espaço público sob o viaduto da Av. Mal. Floriano Peixoto X Linha Férrea. Nesta região após o alargamento do viaduto ficou uma grande área sem "uso" ou com problemas de usuários de drogas / pichadores... O aproveitamento com projetos como cancha de esportes (tipo campo sintético) / módulo da G.M. / espaço cultural-artístico...)
Resposta:
Agradecemos sua contribuição que será apreciada por ocasião da elaboração do plano regional do Boqueirão
Cod: 920 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- É essencial a execução de trincheiras em alguns cruzamentos da região - um dos pontos críticos da Regional é o cruzamento da R. Francisco Derosso X Waldemar L Campos e David Tows - onde se faz necessário algum projeto para a solução do problema.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição que será apreciada por ocasião da elaboração do plano setorial de mobilidade e transporte
Cod: 919 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público
Contribuição:
Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Viabilização de novos binários na Regional Boqueirão possibilitando assim melhor distribuição do trafego de veículos, valorizando mais a região e consequentemente o valor imobiliário.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição que será apreciada por ocasião da elaboração dos planos setoriais
Cod: 878 Nome: Leandro Franklin Gorsdorf Profissão: Professor Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Contribuição:
TEMA: ESTRUTURAÇÃO URBANA E HABITAÇÃO
. PROPOSTAS
1 Restringir a aquisição de potencial construtivo nas áreas de entorno dos bens tombados
2 Detalhar, regulamentar instrumentos de indução da ocupação em áreas urbanas subutilizadas nos eixos prioritários de adensamento
3 Delimitação de zonas de especiais de interesse social nos eixos prioritários conciliando os instrumentos de indução da ocupação nos eixos e zonas prioritárias de adensamento e transporte como por exemplo os eixos estruturais ZR4, conectoras
4 Iniciar discussão sobre limites de expansão da malha urbana continua no interior NUC
5 Atualização bianual da planta genérica de valores com base na valorização real dos imóveis
6 Avaliar a possibilidade de eixo estrutural sentido noroeste
7 Redefinir a localização e os critérios para aquisição de potencial construtivo
8 Redução dos índices básicos outorgados gratuitamente em áreas de interesse imobiliário
9 Avaliação das demandas que serao criadas com o adensamento, e a disponibilidade de infraestrutura urbana em particular o metro
10 Implantar sistema de aluguel social
11 2ª RODADA
12 Debater, regulamentar e implantar no prazo de 2 anos o IPTU progressivo no tempo, priorizando as áreas ociosas com infraestrutura já implementadas
13 Considerar a possibilidade de alterações da qualidade do ambiente urbano na revisão aos parâmetros de uso e ocupação do solo
14 Revisar o uso, ocupação e porte das atividades de toda a área "lindeira" à implementação da linha azul do metrô, bem como as novas fórmulas de mobilidade urbana delas decorrentes
15 Incluir no novo plano diretor de Curitiba a proposta de Requalificação Urbana no entorno da Rodoferroviária no bairro Jardim Botânico, mediante uma operação urbana consorciada (OUC). A área delimitada para esta operação abrange as vias públicas: Avenida Presidente Affonso Camargo, Viaduto do Capanema, Engenheiro Rebouças.
16 Desenvolver e regulamentar políticasde pagamento de serviço ambiental em Curitiba e região metropolitana
17 Regulamentação e incentivo financeiro à utilização de técnicas sustentáveis de construção, utilização da água e energia
18 Introdução de moradias de interesse social em áreas urbanas consolidadas protegidas da valorização especulativa imobiliária
19 Regulamentar mecanismos de regularização fundiária, tais como demarcação de assentamentos urbanos, direito de preempção, parcelamento solidário, entre outros
20 Regulamentar e implementar no município a Lei de assistência técnica gratuita à população de baixa renda
21 Criação de um novo polo de centralidade urbana ao longo da Avenida Vitor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Esse novo polo inclui áreas de adensamento com funções diversificadas e grandes equipamentos urbanos
22 Estudar modelos viáveis de implementação de corredores ecológicos que conectem diferentes parques municipais, RPPNM e áreas de proteção ambiental do município e região metropolitana
23 Estabelecer usina de compostagem na cidade de Curitiba, a fim de receber resíduos sólidos orgânicose produzir adubo para a plantação de merenda escolar para as escolas municipais, "desafogando" também os aterros sanitários
Resposta:
Agradecemos as contribuições provenientes da oficina realizada pelo " Cidade em Debate".
Algumas contribuições pertinentes ao plano diretor foram contempladas na proposta de revisão do plano diretor.
As demais serão apreciadas nos planos setoriais, na revisão da lei de zoneamento, uso e ocupação do solo e legislações complementares.
Cod: 766 Nome: Francisco Otávio Fritsch Xavier Profissão: Estudante de Direito Segmento: Estudantes
Contribuição:
Como cidadão curitibano, peço que a Prefeitura considere seriamente o aterramento dos cabos de energia elétrica e de telefone, ao menos na região central da cidade. Os fatores que me levam a esse pedido são os seguintes:
a) estético. Os cabos são, francamente, muito feios. Ruas como a Av. Marechal Deodoro, que tiveram seus cabos removidos passaram a ser muito mais agradáveis e contribuem para um aspecto mais "desenvolvido" da capital.
b) resistência. Os cabos aterrados não estão sujeitos aos fenômenos climáticos, principalmente aos ventos e às quedas de árvores durante temporais, que interrompem o fornecimento de energia e causam danos econômicos bem como o incômodo generalizado da população. Além disso, não são sensíveis a acidentes de automóvel, em que motoristas colidem com postes e levam à queda de luz.
c) anti-gato: Os cabos aterrados são de muito mais difícil acesso àqueles que realizam gatos no sistema de energia
Agradeço a consideração,
Francisco
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
O anteprojeto de lei do plano diretor contempla esta questão quando menciona, em seu Art. 56, como diretrizes gerais da política de uso do espaço público:
V - elaborar Plano de Zoneamento Subterrâneo, de modo a mapear, ordenar, classificar e disciplinar a infraestrutura de serviços;
VI - pactuar junto às concessionárias de energia e comunicação programas contemplando prazos e condições para a substituição gradual das redes de distribuição aérea pelo sistema subterrâneo;
Cod: 750 Nome: THEMIS ABAGGE GOMES SERRAJORDIA DE MELLO Profissão: Engenheira Segmento: Empresários
Contribuição:
Solicito a mudança do zoneamento de ZR para Estrutural na zona da Praça Ucrania no Champagnat.
Resposta:
Cod: 744 Nome: Conselho Comunitário de Segurança Água Verde Profissão: Segmento: Empresários
Contribuição:
1)Rua calma com velocidade máxima 30KM;
2) Rotatório no lugar de semáforo;
3) incluir nas escolas públicas aula de educação no trânsito valorizando a bicicleta e obrigando os pais para participar criando dia da bike com filhos juntos indo para escola.
Encaminhado para : SME Em : 14/01/2015 Número de Protocolo : 70-000006/2015
Cod: 721 Nome: Luiz Tadeu Seidel Bernardina Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
- Disponibilização de banheiros na cidade.
- Uma cidade turística como Curitiba não tem banheiros.
17ª Audiência Pública - Boa Vista - 19/11/2014
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
O assunto em questão não é assunto do plano diretor.
Quando de planos e projetos específicos, sua contribuição será apreciada
Cod: 720 Nome: Luiz Tadeu Seidel Bernardina Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
- Ordenamento dos cabos de telefonia, TV a cabo e Internet.
Se possível, passar para subterrâneo.
17ª Audiência Pública - Boa Vista - 19/11/2014
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
O anteprojeto de lei do plano diretro contempla esta questão quando menciona, em seu Art. 56, como diretrizes gerais da política de uso do espaço público:
V - elaborar Plano de Zoneamento Subterrâneo, de modo a mapear, ordenar, classificar e disciplinar a infraestrutura de serviços;
VI - pactuar junto às concessionárias de energia e comunicação programas contemplando prazos e condições para a substituição gradual das redes de distribuição aérea pelo sistema subterrâneo;
Cod: 703 Nome: Marlene Reichert Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
- Há algum planejamento urbanístico para o entorno do terminal, ao longo da Av. Paraná, Pe. Joaão Wislinski, R. Máximo João Kopp, Estrada de Santa Cândida?
17ª Audiência Pública - Boa Vista - 19/11/2014
Resposta:
Cod: 662 Nome: JUAREZ SERENATO Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Vimos respeitosamente solicitar a colocação de meio fio, manilhamento e segurança (calçadas, sinalização, redutores de velocidade) da rua Prosdócimo Lago (Abranches e Taboão).
As obras nas referidas vias destinam-se à segurança dos moradores, escolares e transeuntes, bem como o fácil acesso às residências, comércios, instituições de ensino, dentre outras. Lembramos uma vez mais, que o trânsito de veículos automotores na região teve um aumento considerável nestes últimos anos, exigindo uma infraestrutura que ao mesmo tempo permita o bom fluxo dos veículos e a segurança dos pedestres.
AMCTR - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E COLABORADORES DO TABOÃO E REGIÃO
Resposta:
Encaminhado para : R4BV Em : 15/01/2015 Número de Protocolo : 70-000022/2015
Cod: 661 Nome: JUAREZ SERENATO Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Vimos respeitosamente solicitar a pavimentação, meio fio, manilhamento e segurança (calçadas, sinalização, redutores de velocidade) das vias públicas que formam o eixo das ruas Maria de Lourdes Mickosz e Eugênio Flor (Abranches e Taboão).
As obras nas referidas vias destinam-se à segurança dos moradores, escolares e transeuntes, bem como o fácil acesso às residências, comércios, instituições de ensino, dentre outras. Lembramos uma vez mais, que o trânsito de veículos automotores na região teve um aumento considerável nestes últimos anos, exigindo uma infraestrutura que ao mesmo tempo permita o bom fluxo dos veículos e a segurança dos pedestres.
AMCTR - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E COLABORADORES DO TABOÃO E REGIÃO
Resposta:
Senhor Juarez,
Sua preocupação quanto à segurança dos moradores e transeuntes do entorno das ruas Mª de Lourdes Mickosz e Eugênio Flor é também uma preocupação constante desta Administração.
Informamos que a sua solicitação será objeto de estudo para inclusão em futuros programas de obras e sinalizações.
SGM/SGM2
Encaminhado para : R4BV Em : 15/12/2014 Número de Protocolo : 70-000476/2014
Cod: 660 Nome: JUAREZ SERENATO Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Instalação de câmeras junto aos semáforos no cruzamento das ruas Mateus Leme e eixo Rubem Fleury da Rocha - Pe. José Joaquim Goral no bairro Abranches.
Justificativa: o fluxo de veículos é muito intenso e o tempo para travessia de pedestres é muito pequeno. Constantemente os motoristas furam o sinal e/ou não respeitam os pedestres. A instalação de câmeras pode inibir a infração.
AMCTR - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E COLABORADORES DO TABOÃO E REGIÃO
Resposta:
Em resposta a solicitação protocolizada na SETRAN, informamos que, conforme sugestão dada pelo Departamento de Engenharia programamos fiscalização de transito no cruzamento das ruas Mateus Leme e eixo Rubens Fleury da Rocha e Pe. José Joaquim Goral, de 02 à 06/02/2015 e, neste período, foram lavrados 23 autos de infração e feitas orientações diversas de veículos em irregularidades de trânsito no local.
Informamos ainda que manteremos programadas novas fiscalizações e, se constatadas as reincidências das infrações de trânsito constatadas no local, serão aplicadas, no que couber, as disposições estabelecidas no Código de trânsito Brasileiro.
SETRAN
Encaminhado para : SETRAN Em : 16/11/2014 Número de Protocolo : 70-000475/2014
Cod: 581 Nome: Claudio Glinoer Katz Profissão: Economista Segmento: Poder Público
Contribuição:
Políticas de revitalização das Ruas Cruz Machado e Saldanha Marinho.Incentivando a instalação de atividades que funcionem 7 dias por semana como: supermercados, confeitarias, padarias, restaurantes, cafés, cinemas, livrarias, sorveterias, cursos de línguas, bibliotecas, etc... Utilização de benefícios tributários e mudança de zoneamento, por exemplo, como instrumentos de ocupação " saudável" dessas ruas.
Resposta:
Cod: 576 Nome: MOBILIZA CURITIBA Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
O coeficiente de aproveitamento corresponde à área construída permitida m relação à área do terreno. Por isso propomos adotar o coeficiente básico igual a 1, ou menor do que 1, em todo o território municipal. Qualquer permissão de edificação acima do coeficiente básico somente será concedida por meio do pagamento de valores do solo criado, e em locais adequadamente servidos de infraestrutura.
Resposta:
O Estatuto da Cidade, na seção que trata da outorga onerosa do direito de construir, dispõe em seu artigo 28, parag. 2º, que " o plano diretor poderá fixar coeficiente de aproveitamento básico único para toda a zona urbana ou diferenciado para áreas específicas dentro da zona urbana". Note-se que a expressão utilizada pelo legislador federal foi " poderá", de caráter nitidamente alternativo, o que confere ao legislador municipal as seguintes opções: i) adotar coeficiente de aproveitamento igual em todo o território do Município (que não necessariamente precisa ser 1; ii) adotar coeficientes diversos para áreas específicas da cidade.
A definição de qual opção deve ser adotada (se coeficiente único ou diferenciado) compete ao Município, no âmbito da competência local definida na Constituição da República (artigo, 30, I).
Em Curitiba, a lógica de estruturação urbana definida no Plano Diretor de 1966 trouxe como principal instrumento urbanístico a aplicação diferenciada de parâmetros urbanísticos através das leis de zoneamento, uso e ocupação do solo. Desde aquela época se busca adotar uma estratégia de conceder maiores parâmetros de coeficiente de aproveitamento ao longo de eixos de estruturação urbana - que integram transporte público coletivo de massa, sistema viário e adensamento construtivo - e área central, mantendo o restante da cidade com
coeficientes de aproveitamento limitados, conforme consolidado na legislação de zoneamento e uso do solo de 1975.
Esta lógica se mostrou eficaz na medida em que o adensamento construtivo de fato ocorreu nas áreas onde se previa. Nas demais áreas, que representam 92% do território da cidade, o coeficiente de aproveitamento é igual ou menor que 1.
Importante lembrar que Curitiba foi pioneira no uso da outorga onerosa do direito de construir, antes chamado de solo criado, e desde a década de 90 o valor arrecadado com o acréscimo de coeficiente, é utilizado em habitação de interesse social, preservação ambiental e construção de equipamentos urbanos.
Os terrenos contidos nas zonas cujo coeficiente é maior do que 1 apresentam uma contrapartida destinada à execução de políticas públicas, através do IPTU, que na sua base de cálculo, leva em consideração a zona (e o coeficiente de aproveitamento) em que está localizado.
A ideia de equidade, que permeia a tese dos defensores de coeficiente único, também merece ressalvas, visto que o território da cidade não é igual, apresentando divergências geográficas, sociais e estruturais que, por certo, devem ser consideradas quando do planejamento da cidade. A adoção de um coeficiente único instituído de forma abrupta pelo Plano Diretor poderia causar desequilíbrios, ferindo, daí sim, a equidade, uma vez que a aplicação das alíquotas de IPTU, da transferência de potencial construtivo, da outorga onerosa, do PEUC estão articuladas aos parâmetros de coeficiente de aproveitamento diferenciados.
Devem ser realizados estudos e pesquisas para verificar se a adoção de um coeficiente único (em especial, coeficiente 1, como sugerido no questionamento) irá provocar ou não o desvirtuamento do planejamento desejado para a cidade, bem como retração ou desestímulo do mercado construtivo curitibano.
Por fim, convém lembrar que esta diretriz, de coeficientes diversificados acompanha o planejamento urbano de Curitiba desde o Plano Diretor de 1966, vem se mostrando eficaz, razão pela qual qualquer mudança deve ser vista com cautela. Também o Plano Diretor de Curitiba em vigor, instituído pela Lei 11.266/2004, não contempla a figura do coeficiente único ou diferenciado, que na normativa municipal acaba sendo tratado na lei de zoneamento, uso e ocupação do solo. Como se trata de um processo de revisão, melhor seria que o debate sobre a adoção de um coeficiente único fosse travado quando da revisão daquela lei, visto que ao Plano Diretor compete apenas trazer critérios de zoneamento, uso e ocupação do solo (artigo 148, II, da Lei Orgânica de Curitiba).
Cod: 575 Nome: MOBILIZA CURITIBA Profissão: Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Definir locais e critérios objetivos para demarcar e notificar imóveis que não cumprem a função social, em especial, terrenos e edifícios vazios localizados no centro, em bairros próximos ao centro e nos principais eixos e estruturação urbana e de transporte coletivo, próximos aos terminais e estações- tubo, para a exigência do cumprimento da função social da propriedade e a aplicação do IPTU progressivo no tempo, para iniciar a notoficação de imóveis abandonados em 2015.
Resposta:
Agradecemos a contribuição, que será levada em conta na revisão da Lei de zoneamento, Uso e Ocupação do solo e legislação específica que ocorrerá em 2015/16
Cod: 556 Nome: eurico borges dos reis Profissão: engenheiro empresário Segmento: Empresários
Contribuição:
Santa Felicidade ,através da Av.Manoel Ribas,é o principal acesso para municípios vizinhos,tendo ,na prática,esgotado seu limite de absorção do tráfego decorrente.Isto é facilmente comprovado e pode ser quantificado com medições de passagens de veículos e lentidão do tráfego. É fato.
Há vários anos,as principais Associações que representam nossa comunidade,entre elas a ACISF(Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade) e a CARSF(Comissão de Apoio a Regional de Santa Felicidade)tem desenvolvido vários estudos e projetos por nossos engenheiros,associados e moradores,propondo várias medidas,algumas mitigadoras de curto prazo,mas a maioria com uma visão de futuro(5/10/20 anos).
Na Carta de Santa Felicidade,magnífico exemplo de envolvimento de moradores,empresários,folclores,cultura,ambientalistas,igreja,movimentos populares etc.,já a mais de 10 anos,delineamos como queríamos a Santa Felicidade para nossos filhos e netos.Desta carta,por exemplo,que muito enfatizou a necessária preservação do nosso magnífico Meio Ambiente,antes mesmo de vir a tona o atual intenso debate do aquecimento global,nasceu a ideia das RESERVAS PARTICULARES ,sendo que alguns anos após,foi criada a primeira RPPNM (RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL MUNICIPAL) do BRASIL em nossa região,a RRPNM CASCATINHA,que hoje inspirou a criação de quase duas dezenas de outras espalhadas em nosso município.
Nossa população é participativa,é proativa,coloca o interesse de SANTA FELICIDADE,acima dos seus pessoais,mas também é ,com toda a razão,extremamente crítica a "soluções " que nos venham a ser impostas.
Todas estas sugestões,detalhadas e com viabilidades técnicas e econômicas,foram apresentadas a todos os Prefeitos ,Secretários e Presidentes do IPPUC,inclusive da presente administração,que sempre os elogiaram,mas muito pouco realizaram.
PERGUNTA/SUGESTÃO:O novo Plano Diretor,levará mesmo em conta,o que nossa comunidade quer e já apresentou caminhos para soluções?
O IPPUC,na atual administração,conhece a "CARTA DE SANTA FELICIDADE"?
o IPPUC,conhece o projeto de soluções viárias de curto,médio e longo prazo,exaustivamente estudado pela ACISF/CARSF e diversas vezes apresentados a comunidade,que o endossa e aos nossos dirigentes da PMC? Está levando nossas sugestões em conta? Vai nos apresentar previamente,quais as que serão acatadas previamente à aprovação do novo Plano Diretor ou seremos mais uma vez,simplesmente elogiados,mas ignorados?
Cansamos....mas não desistimos!
Como dizem os movimentos envolvidos com as Pessoas com Deficiência,ao descartarem "soluções" de gabinete:Em Santa Felicidade,
NADA SEM NÓS
Eng. Eurico Borges dos Reis
Cod: 549 Nome: Edson Oliveira Macedo Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
Quando será revitalizada a área central da Murici até Saldanha Marinha / Ruínas de São Francisco e Nunes Machado
Resposta:
Senhor Edson,
Em atenção à sua pergunta, informamos que consta em uma lista de prioridades a fresa/recape da rua Dr. Muricy.
O IPPUC está realiazando estudos para a revitalização da rua Saldanha Marinho e Ruínas de São Francisco, entretanto, várias etapas são necessárias para a execução do projeto, sobretudo a viabilização de recursos orçamentários. Assim que forem concluídas essas etapas, o projeto será apresentado à população.
Ressaltamos que, para os pontos históricos que já foram contemplados, havia estudos aprofundados e recursos disponíveis para a execução.
Solicitamos um pouco mais de paciência e reiteramos que ésta Administração envidará todos os esforços para atender as demandas da nossa população.
Muito Obrigado
SGM/SGM2
Encaminhado para : R1MZ Em : 15/12/2014 Número de Protocolo : 70-000474/2014
Cod: 529 Nome: Rodrigo Correa Pereira Profissão: contador Segmento: Outros
Contribuição:
Acredito que todos os novos loteamentos da cidade deveriam reservar espaço para implantação de canaletas de ônibus ou pistas largas para implantação de faixa exclusivas.
Sugiro também a criação de parque linear na região do ribeirão dos Padilhas, com pistas em ambas as margens, incluindo principalmente faixa exclusiva para ônibus. O traçado permite uma ligação direta do sitio cercado com a linha verde.
Outra opção seria a criação de linha expressa ligando o bairro novo ao centro via linha verde. O ônibus partiria da estação Osternack, onde poderia ser implantado um terminal. Transitaria pela rua Tijucas do Sul, que poderia ganhar uma faixa exclusiva. Criaria-se uma ligação da rua Tijucas do Sul com a canaleta do circular sul. Criaria-se também uma ligação desta canaleta com a linha verde.
Resposta:
Cod: 474 Nome: WILIAM CORADIN CORDEIRO Profissão: ESTUDANTE Segmento: Estudantes
Contribuição:
Considero, sobremaneira, um plano que vise, nesse longo período de tempo em que estará em vigor, os mesmos progressos e exemplos bons a serem tomados pelo atual modelo, como o planejamento urbano modelo e característico de Curitiba: dar grande espaço para as casas e residências individuas, com ampla biodiversidade que proporcionam, ao contrastar com os prédios ao seu redor, tal fato é importantíssimo para mantermos o alto padrão de desenvolvimento urbano da cidade. Com isso, é visível, que nesse plano não sejam dadas as chaves das cidades para o mercado imobiliário, que antes de mais nada, apenas pensam no lucro, e com isso, obviamente, pela verticalização: cada vez mais e mais prédios e complexos, e menos casas e espaços que garantem a nós um modelo exclusivo e de referência por sua beleza. Uma possibilidade seria a reestruturação de prédios, já muito antigos, como os do centro, ou mesmo a expansão para áreas e bairros que ainda não existem, mas o cuidado a ser tomado deve ser em relação a proteção das áreas destinadas as pessoas que desejam ter suas casas, seja onde for. Me preocupo com o futuro da minha cidade, por isso exponho aqui uma advertência em relação à restrição tomada pela Prefeitura em ditar as regras e restringir as ações tomadas por tal ramo do mercado, para que não vejamos nossa cidade perder sua incrível beleza, por um emaranhado de prédios dispostos sem a menor organização.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição e advertência, que foi levada em conta no processo de revisão da lei.
Assim, o anteprojeto define uma macrozona para residências com baixa densidade e a define melhor, em seu Art.21: as áreas com predominância residencial de baixa densidade, onde deve se promover, prioritariamente, a ocupação residencial, de acordo com o suporte natural e infraestrutura implantada.
As densidades brutas por compartimento do macrozoneamento, estipuladas para Baixa densidade vai até 80 habitações/ha, sendo menor para ZR1.
Isto orientará a definiçãodos parâmetros de uso e ocupação do solo quando da revisão da legislação urbanística municipal
Cod: 468 Nome: Paulo Rolando de Lima Profissão: arquiteto e professor Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Contribuição:
Adensamento concentrado no setor estrutural
Um dos resultados mais evidentes das diretrizes do plano de 1966 é a concentração do adensamento construtivo e verticalizado ao longo do Setor Estrutural, resultado que também demonstra a possibilidade da paisagem urbana ser desenhada pelos parâmetros de ocupação do solo, principalmente quando combinados com outras soluções para questões de uso do solo e circulação.
Observa-se ainda que nestas quatro décadas de vigência do plano grande parte da superfície do setor estrutural não utiliza plenamente seu potencial, ou seja, existem áreas vazias, sub utilizadas e inadequadamente usadas que, teoricamente, admitem maior adensamento no futuro.
A situação atual deste adensamento verticalizado pode ter relação com alterações climáticas que os curitibanos mais antigos já percebem e que não podem ser creditadas somente às mudanças globais. Sabemos que o pavimento das ruas, as paredes e coberturas dos edifícios acumulam calor dos raios solares durante o dia. Quando concentrados em determinada área da cidade geram uma condição atmosférica conhecida como ilha de calor, cuja principal conseqüência é a ocorrência de fortes chuvas no final da tarde e até mesmo chuvas de granizo.
Se a temperatura da atmosfera em uma área da cidade fica mais elevada que nas demais, ocorrerá uma movimentação de ar em sua direção, movimentação que carrega partículas em suspensão e que ao chegar à concentração de calor tende a subir até as camadas saturadas de vapor d-água. O contato com as tais partículas em suspensão acelera o processo de condensação que causa a chuva, forte e pesada porque suas gotas estão carregadas de poeira, fuligem, poluentes, etc.
Parece prudente considerar esta espécie de efeito colateral da concentração do adensamento verticalizado na revisão do plano diretor. Entendendo e respeitando este fenômeno natural é possível adequar os parâmetros de uso e ocupação tradicionais , a distribuição espacial das densidades e mesmo a conveniência de manter o padrão de ocupação do setor estrutural.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
O anteprojeto de lei do plano diretro contempla esta questão quando menciona, em seu Art. 49, a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação as Mudanças do Clima, com o objetivo de estabelecer ações e medidas visando à redução gradativa das emissões de gases de efeito estufa na cidade. Lembramos que nesta questão está presente o fenômeno das ilhas de calor.
O mesmo assunto também é contemplado quando, no Art. 46, o conforto ambiental é contemplado como uma diretriz geral da política municipal do meio ambiente, sendo que o seu conceito é explicitado no glossário, anexo ao texto da lei.
Estudos aprofundados devem ser feitos para tal em parceria com as universidades, visando as medidas mitigadoras desse fenômeno.
Cod: 465 Nome: ACP Profissão: associação Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações
Contribuição:
Uso misto do solo, raio de 4 km do centro, incentivo a bicicleta e transporte
coletivo.
JUSTIFICATIVA:
- Levar as pessoas para morar em volta do centro, com bairros que estão diminuindo
a população. Alto da gloria, Mercês..
ESTRATÉGIAS:
- Predios maiores próximo ao bairro centro possibilitando uma melhor circulação de
pedestres e ciclistas.
- Estrutura existente pronta. Fibra ótica, internet, esgoto e gás.
- Uso do tripé de forma mais sutil com o modal bicicleta no conjunto eixo principal.
- Pequenos ônibus curtos.
Resposta:
Agradecemos a contribuição.
O entorno do centro foi objeto na revisão do plano diretor e será melhor detalhado em planos, projetos e legislações específicas.
Cod: 464 Nome: ACP Profissão: associação Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações
Contribuição:
Assunto voltado as necessidades entre o caos urbano e qualidade de vida.
JUSTIFICATIVA:
- Buscar motivações para transformar sem prejudicar a paisagem visual.
ESTRATÉGIAS:
- Investimento em programas virtuais em todas as áreas;
- Incentivo na industria, desenvolvendo produtos com melhor valor agregado;
- Fortalecer ambientes com pólo de cultura para manter beleza.
Resposta:
Agradecemos a contribuição.
Qualidade de vida e desejado ordenamento do território foi objeto na revisão do plano diretor.
As estratégias propostas estão anotadas e serão lembradas nos planos e projetos específicos.
Cod: 452 Nome: Carlos Henrique Peixe Profissão: Técnico Judiciário Segmento: Poder Público
Contribuição:
REQUALIFICAÇÃO REGIONAIS CAJURU,BOQUEIRÃO E BAIRRO NOVO - CRIAÇÃO DOS BAIRROS JARDIM DAS ARAUCÁRIAS E IGUAÇU
Venho sugerir em relação ao tema estrutura urbana para a Revisão 2014 do Plano Diretor a Requalificação da Regional do Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo com a criação de 2 novos bairros, Jardim das Araucárias e Iguaçu para melhor setorização de políticas públicas e principalmente para tornar o Bairro Iguaçu, um bairro ambiental modelo. Assim, proponho o desmembramento do Bairro Uberaba pelos seguintes motivos: pela confusão de identidade existente entre os moradores do Uberaba de Cima (acima da Av. Comendador Franco) e o Uberaba de Baixo (abaixo da Av. Comendador Franco); para tornar mais clara à identificação dos limites dos bairros, para facilitar o acompanhamento de estatísticas como as relativas à segurança pública, possibilitando uma melhor setorização de serviços públicos e para a criação do Bairro Iguaçu. Assim, proponho que o Uberaba de Baixo, como é chamado pelos moradores ali localizados, que continue com o nome Uberaba, tendo como novos limites o Canal Belém, a Av. Comendador Franco, a Rua José Rietmeyer e a Rua Dr. Bley Zorning. Com relação ao Uberaba de Cima, como é uma região vizinha ao Bairro Jardim das Américas e possui uma área verde considerável com araucárias, proponho a criação do Bairro com o nome Jardim das Araucárias, tendo como novos limites a Rua Frei Francico Mont Alverne, a Av. Comendador Franco, Rodovia 277 e ao sul, tendo como limite a Rua Zacarias Gomes de Souza e Velcyr Bolívar Grandó. Com relação aos outros limites restantes do bairro Uberaba, que encontram-se na APA do Iguaçu, proponho a criação do Bairro Iguaçu, para, principalmente, contornar a região da área de proteção ambiental, criando um bairro diferenciado, ou seja, um bairro ambiental com políticas públicas diferenciadas para proteger de modo mais eficiente a área. Políticas públicas com as voltadas a sustentabilidade local, havendo ainda a contenção do zoneamento urbano, um grande reflorestamento da região e principalmente para conservar o Rio Iguaçu da poluição urbana decorrente da ocupação habitacional desordenada. Esse novo bairro ambiental teria como limites a Rua Zacarias Gomes de Souza e Velcyr Bolívar Grandó, Rua Rutildo Polido e a Rua Dr. Bley Zorning até a Rua Marechal Floriano Peixoto e desta até o limite com São José dos Pinhais, mudando, dessa forma também os limites do bairro Boqueirão. Sugiro, ainda que esse novo bairro do Iguaçu estenda-se por mais uma parte da APA que está sendo vítima de uma ocupação urbana desenfreada, ou seja, pelos Bairros Alto Boqueirão e Sítio cercado, que também fazem limite com essa área, podendo, dessa maneira, continuar da Marechal Floriano Peixoto pela Rua dos Pioneiros e dali pela Eduardo Pinto da Rocha até o Contorno Leste, criando assim um grande espaço mais visivelmente demarcado para políticas públicas, principalmente ambientais e habitacionais nesse novo Bairro do Iguaçu. Assim, com esses dois novos bairros, Jardim das Araucárias e Iguaçu espera-se uma melhoria em relação à visualização da estrutura urbana de Curitiba, facilitando a adequação de serviços urbanos nesses bairros mais setorizados, ocorrendo, futuramente, uma maior valorização humana e econômica desses espaços.
Resposta:
Agradecemos sua colaboração.
A criação de bairros não é tratado no Plano Diretor sendo objeto de legislação específica.
Cod: 445 Nome: Edilamar T Knecht Profissão: Advogada Segmento: Outros
Contribuição:
Urbanismo
Calçadas
Sugerimos que todas as calcadas atuais ou faltantes passem da responsabilidade do proprietário para a Prefeitura de Curitiba. Eliminar a Lei 11.596/2005
Motivo: Fazer as calçadas mais seguras para os usuários, a manutenção mais efetiva, controlada e padronização, inclusive com acessibilidade para os cadeirantes, assim será mais seguro para os pedestres. (Falta de calçadas e estado das existentes está em péssima condição). Por anos CONSEGS e Associações de moradores nos bairros estão lutando para achar uma solução junto com a Prefeitura de Curitiba sem resultados). Se queremos uma Cidade de primeiro mundo, tem que começar por ai. A calçada de uma cidade e o cartão de visita da Cidade!
Pracinhas
Aumentar o número de pequenas pracinhas no centro da cidade e onde tem edifícios com escritórios.
Motivo: Reduzir o estresse de trabalhadores e durante as pausas oferecendo lugares de descanso.
Transporte Público e Trânsito
Taxi
Liberar a concessão de taxis e abrir para qualquer cidadão, deste que preencha os requisitos exigidos, como: habilitação especial, certificado de antecedências criminais, conhecimento da região de Curitiba e Metropolitana. Viatura de compulsão elétrico, híbrido, equipado com assentos para crianças.
Liberar o uso da faixa dos Ônibus quando carregando passageiros
Motivo: Diminuir o número de veículos particulares na cidade, apoiar o comercio, bares e restaurantes, facilitando o transporte dos fregueses ocupados de dirigir. Liberar estacionamento nas ruas para melhorar o fluxo de transito. (Exemplos: Buenos Aires, Nove York)
Oferecer um transporte econômico, as tarifas estabelecidas deveriam ser em consequência da oferta e demanda.
Transito
Reduzir a velocidade dentro de Curitiba para máx. 40 km por hora.
Substituir Semáforos por rotatórios.
Promover faixas para bicicletas em toda a cidade.
Dar prioridade aos pedestres e bicicletas.
Motivo: acalmar o trânsito melhorando o fluxo e reduzindo acidentes.
Resposta:
1. Calçadas:
No anteprojeto de lei do Plano Diretor, entre outras medidas:
- Foi criada uma seção específica (SEÇÃO V) DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES, onde a questão dos padrões de qualidade e expansão da rede de calçadas é abordada.
- Foi criado um Plano Estratégico de Pedestrianização e Calçadas
Quanto à responsabilidade em relação à execução e manutenção das calçadas não é assunto do Plano Diretor. Há uma Lei específica que trata do tema.
2. Aumentar o número de pequenas pracinhas no centro da cidade e onde tem edifícios com escritórios:
sua idéia está contemplada no anteprojeto de lei do Plano Diretor de forma genérica, que autoriza projetos específicos.
3. Taxi:
Este também não é assunto do Plano Diretor. Há uma Lei específica que trata do tema.
4. Liberar o uso da faixa dos Ônibus quando carregando passageiros
Este também não é assunto do Plano Diretor.
5. Transito
Há estudos em andamento para acalmamento do trânsito em regiões da cidade, como o centro. Na revisão do Plano Diretor há uma diretriz a respeito.
Esta Colaboração foi Separada para este tema
Colaboração: Urbanismo
Calçadas
Sugerimos que todas as calcadas atuais ou faltantes passem da responsabilidade do proprietário para a Prefeitura de Curitiba. Eliminar a Lei 11.596/2005
Motivo: Fazer as calçadas mais seguras para os usuários, a manutenção mais efetiva, controlada e padronização, inclusive com acessibilidade para os cadeirantes, assim será mais seguro para os pedestres. (Falta de calçadas e estado das existentes está em péssima condição). Por anos CONSEGS e Associações de moradores nos bairros estão lutando para achar uma solução junto com a Prefeitura de Curitiba sem resultados). Se queremos uma Cidade de primeiro mundo, tem que começar por ai. A calçada de uma cidade e o cartão de visita da Cidade!
Pracinhas
Aumentar o número de pequenas pracinhas no centro da cidade e onde tem edifícios com escritórios.
Motivo: Reduzir o estresse de trabalhadores e durante as pausas oferecendo lugares de descanso.
Resposta:
Cod: 425 Nome: Dalva N G Paese Profissão: outros Segmento: Outros
Contribuição:
Banheiros públicos automatizados;
Encaminhado para : IPPUC Em : 06/10/2014 Número de Protocolo : 70-000341/2014
Cod: 406 Nome: Cesar Baron Profissão: Liderança Comunitária Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Ampliar o acesso gratuito a Internet em áreas públicas.
Cod: 394 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Sugiro que sejam instalados equipamentos de ginasia na Praça frente a rua Paulo Mader Bittencourt,Abranches.
Resposta:
Encaminhado para : SMELJ Em : 10/10/2014 Número de Protocolo : 70-000317/2014
Cod: 393 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Sugiro que seja urbanizada a rua Desembargador José Carlos Riveiro Rivas no mesmo padrão da Fredolim Wolf.
Resposta:
Encaminhado para : IPPUC Em : 06/10/2014 Número de Protocolo : 70-000343/2014
Cod: 392 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Sugiro que seja urbanizada a rua João Gava,calçada,meio fio,sinalização.
Resposta:
Encaminhado para : IPPUC Em : 06/10/2014 Número de Protocolo : 70-000342/2014
Cod: 391 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Sugiro que seja contratada uma empresa idônea para o serviço de pinturas das faixas nas ruas .Aqui na esquina das ruas Mateus Leme e Rubens Fleury da Rocha perto da escola ,as faixas pintadas não duram 03 meses .Da para ver que a camada e muito fina e pelo visto ninguém controla.
Resposta:
Encaminhado para : SETRAN Em : 01/10/2014 Número de Protocolo : 70-000335/2014
Cod: 390 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Sugiro a repavimentação da Mateus Leme.
Resposta:
A previsão de pavimentação de vias passa por priorização junto ao Plano de Gestão da Malha Viária e dos recursos disponíveis nas fases de elaboração das leis das Leis Orçamentária. Os serviços de manutenção são de responsabilidade das Secretarias Municipais de Governo e de Obras Públicas com recursos ordinários de seus orçamentos.
SEPLAD
24/02/2015
Encaminhado para : SMOP Em : 10/10/2014 Número de Protocolo : 70-000312/2014
Cod: 386 Nome: Carlos Alberto Foti Profissão: Representante Segmento: Empresários
Contribuição:
Na Rua São Salvador nr 641,Pilarzinho,encontra-se desativada a piscina olímpica do antigo CLUBE DO GOLFINHO.O Prefeito deve ter nadado ai. Precisa de reparos,limpeza,uma nova caldeira,tem provisão de agua propia a traves de uma mina,novos banheiros.A caldeira pode ser alimentada a gás natural já que a rede passa na Mateus Leme.
Ou seja a maior parte da obra esta feita precisa ser posta em funcionamento reformando-a para que seja aproveita por toda a sociedade assim com as piscinas do Bairro Novo e tamben para centro de treinamento.
Resposta:
Encaminhado para : SMELJ Em : 10/10/2014 Número de Protocolo : 70-000316/2014
Cod: 376 Nome: Arnaldo B Bdicol Profissão: Outros Segmento: Outros
Contribuição:
Proposta:
Alto Boqueirão, solução quanto aos buracos nas ruas, etc..
Resposta:
Encaminhado para : R2BQ Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000235/2014
Cod: 373 Nome: Julio Fagundes Profissão: Imobiliário Segmento: Empresários
Contribuição:
Proposta:
Implementar ações de revitalização e fortalecimento do comércio, atividades culturais e esportivas.
Paisagismo no Bairro do Boqueirão.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição
Qualificar progressivamente os centros de bairros já consolidados que são referências para a comunidade local devido à infraestrutura, equipamentos públicos e atividades comerciais e sociais é uma das diretrizes de estruturação urbana propostos na revisão do Plano Diretor
Cod: 370 Nome: Eder de Souza Profissão: outros Segmento: Outros
Contribuição:
Proposta:
pergunta: É possível elaborar um plano de valorização dos moradores e empresários da região, com canalização de valetas, construção de pontes de concreto no lugar das pontes de madeira, e colocação imediata e progressiva de calçadas?
Regional Boqueirão
Resposta:
Cod: 364 Nome: Urandy Ribeiro do Val Profissão: Comerciante Segmento: Empresários
Contribuição:
Proposta:
Vila Hauer- Cresce as construções e não se ampliam:
- sistema de água
- esgoto
- energia elétrica .
Já estamos tendo problemas.
Resposta:
Em um processo permanente de planejamento há uma interação entre Curitiba e as concessionárias de serviços públicos, como água, saneamento, energia e outras. As concessionárias utilizam-se de estudos de tendências de crescimento da cidade demográficos e territoriais fornecidos pelo IPPUC, além dos divulgados pelo IBGE. Por ocasião da revisão do plano diretor, da mesma forma, houve reuniões técnicas para previsão da capacidade de atendimento com infraestrutura adequada nos locais de adensamento populacional. Pode ser que o problema que relata seja pontual, caso em que deve ser procurada a concessionária específica.
Cod: 333 Nome: Carlos Antonio Modesto Dias Profissão: outros Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Proposta: Regularização simplificada de obras em Curitiba pois 70% das edificações não tem alvará ou habite-se para construção.
Gostaria de saber se o prefeito pode fazer um decreto para esta regularização. E cancelamento dos processos.
Cod: 332 Nome: Otavio Derenievichi Filho Profissão: outros Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações
Contribuição:
Proposta: Nos bairros Boqueirão e Xaxim temos diversos problemas, no entanto quero destacar as péssimas condições das ruas, com anti pó de mais de 20 anos.
A segurança pública, problemas sociais que carecem de policiamento e infraestrutura como iluminação por exemplo .Podemos contemplar estes itens no plano? Qual o prazo?
Resposta:
Encaminhado para : R2BQ Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000244/2014
Cod: 330 Nome: LAURO LAERTES DE OLIVEIRA Profissão: DESEMBARGADOR Segmento: Poder Público
Contribuição:
1. O bairro Rebouças poderia sofrer uma modernização, se autorizada a construção de prédios residenciais/comerciais até 10 pavimentos, sem escavação de solo, ou seja, as garagens dentro dos andares autorizados.
Entendo que é um bairro decadente e pouco valorizado.
2. Outra questão para nossa cidade ficar mais bonita deveria ser resolvida entre Município e COPEL é a instalação de redes subterrâneas de fios (rede elétrica, cabos de telefonia, TV a cabo etc).
3. Sou totalmente contra a construção de prédios com mais de vinte (20) andares em Curitiba. Esse potencial construtivo autorizando a edificação de espigões enormes deveria acabar.
Resposta:
Cod: 327 Nome: Suelen Nunez Profissão: outros Segmento: Outros
Contribuição:
Como vai ficar a situação dos alvarás dos comércios em situação irregular/alvará de construção/alinhamentos, construção de recuo.
Resposta:
alvarás dos comércios em situação irregular/alvará de construção/alinhamentos, construção de recuo, não são objeto direto do plano diretor. Entretanto há uma emenda aditiva aprovada na Plenária Expandida do Concitiba de validação do anteprojeto de lei, inserida no capítulo I - DA ESTRUTURAÇÃO URBANA propondo "Incentivar e promover ações para regularização das construções civis irregulares".
Cod: 313 Nome: João Alves Antunes Profissão: Empresário Segmento: Empresários
Contribuição:
Por que moradores e comerciantes da rua Saldanha Marinho não recebem uma resposta quanto à revitalização da mesma, pois foram feitas algumas reuniões com o IPPUC que se comprometeu a nos dar uma resposta até abril de 2014 e não nos deu, sendo que já foram feitas melhorias no Paço Municipal/Praça Tiradentes/Riachuelo/São Francisco e Largo da Ordem e a rua Sladanha Marinho não foi contemplada, principalmente o calçadão.
Resposta:
Encaminhado para : R1MZ Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000243/2014
Cod: 312 Nome: Julio Tarnoski Jr Profissão: xx Segmento: Empresários
Contribuição:
Comércio de rua é vida e dá segurança à cidade. Comércio de rua deve integrar e interagir com os moradores nos seus respectivos bairros. Ao eliminar a faixa de estacionamento de veículos, na ruz XV de NOvembro, a PMC e seus órgãos não respeitaram os moradores e comerciantes. A comunidade não foi consultada, nem pode opinar a respeito. Vão fazer o que agora? Eliminar as calçadas?
Resposta:
Encaminhado para : R1MZ Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000242/2014
Cod: 309 Nome: Mateus Kaminski Damico Profissão: Publicitário Segmento: Empresários
Contribuição:
Ultimamente vejo que a prefeitura tem lutado para criar novos ícones curitibanos. O último de grande expressão foi o Museu Oscar Niemeyer, criado em 2003. Esse próprio museu foi adaptado de um prédio construído pelo mesmo arquiteto. Curitiba tinha achado uma solução engenhosa e ganhou um dos melhores museus do Brasil. Considerando isso, tenho algumas sugestões de novos ícones para Curitiba, aproveitando outros já existentes. O Passeio Público está passando por mais bocados, de longe é o parque que eu freqüentava quando criança, minha sugestão é a reforma do parque e a criação de um novo ícone, que já se provou em outras cidades do mundo. Uma roda-gigante. Seria uma solução ousada de que geraria rentabilidade para a prefeitura e para o Passeio Público. A roda-gigante de Singapura tem 160 metros de altura e tem renda de U$ 100.000.000 por ano. Ou seja, em um ano ela ja se pagou. Se a construção foi FAT em uma PPP seria ainda melhor, com uma concessão de alguns anos, a prefeitura teria um ganho de no mínimo R$ 20 milhões por ano, e o Passeio Público voltaria a toda sua glória. Existe um espaço, bem no centro do parque que comportaria a base dessa roda gigante. A de Singapura tem as cabines muito parecidas com as nossas estações-tudo. Seria um novo ícone e tanto para a nossa cidade que tem sede de urbanismo.
Sei que o IPPUC já tem planos para o Passeio Público, mas acho que essa inclusão poderia transformar aquela região em um novo ícone mundial de Curitiba.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
O plano diretor de Curitiba define princípios, diretrizes e objetivos de políticas para o desenvolvimento urbano.
Sua proposta pode constar em planos e projetos específicos.
Cod: 305 Nome: Lys Aurea Buzzi Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
Para que metrô se nossa rede elétrica é ainda aérea? Deveríamos pensar nela subterrânea, pois causa uma horrível poluição visual além de problemas de queda de luz quando há chuvas fortes, etc.
Resposta:
Agradecemos a colaboração.
No anteprojeto de lei do plano diretor, consta:
SEÇÃO II
DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO
Art. 56. São diretrizes gerais da política de uso do espaço público:
V - elaborar Plano de Zoneamento Subterrâneo, de modo a mapear, ordenar, classificar e disciplinar a infraestrutura de serviços;
VI - pactuar junto às concessionárias de energia e comunicação programas contemplando prazos e condições para a substituição gradual das redes de distribuição aérea pelo sistema subterrâneo;
Cod: 291 Nome: Hugo Begueto Netto Profissão: xx Segmento: Empresários
Contribuição:
Transformação viária da faixa de trilhos ferroviários em "boulevard" para pedestres, interligando com harmonia e verde, valorizando bem estar e transporte não motorizado. Diminuindo os graves problemas de segurança e falta de investimentos públicos.
Resumindo:
- Boulevard com investimento privado
- Galeria a céu aberto nos "paredais" (nota do digitador: ilegível) sob concessão da ALL.
Resposta:
Considerando que as faixas de domínio das ferrovias em Curitiba são parte do patrimônio da União, cabe ao município um papel de articulação visando o futuro uso desses espaços para o bem comum. Assim, no anteprojeto de lei do plano diretor, está contemplado este tema com a seguinte forma:
SEÇÃO III
DOS SISTEMAS VIÁRIO, DE CIRCULAÇÃO E TRÂNSITO
Art. 34. São diretrizes específicas da política municipal dos sistemas viário, de circulação e trânsito:
VII - articular junto aos Governos Federal e Estadual a concessão das faixas de domínio das linhas férreas, após a extinção da operação deste sistema, para o uso público municipal com ênfase em estruturação viária e de transporte;
Suas sugestões, futuramente, poderão fazer parte do projeto específico.
Cod: 280 Nome: SPVS Sociedade de Pesquisa em vida Selvagem Profissão: xx Segmento: Organizações Não Governamentais (ONG)
Contribuição:
Optar por um planejamento e gestão territorial por Bacias Hidrográficas
A adoção de um planejamento por bacias hidrográficas, substituindo a atual divisão
do município por regionais, pode induzir um processo articulador e integrador de políticas
setoriais visando um desenvolvimento sustentável. Ações de proteção e recuperação dos
rios da capital, com uma gestão mais efetiva no saneamento e proteção de nascentes
tendem a alcançar melhores resultados se estiverem integrados na mesma bacia
hidrográfica.
Resposta:
A sugestão procede quanto à integração de ações ambientais, mas não atende a outros critérios, principalmente administrativos, como características demográficas, de área, infraestrutura e e equipamentação.
A gestão por bacias já começou a ser implantada em questões relacionadas ao saneamento e recursos hídricos, entretanto não em substituição à divisão em Regionais.
Cod: 269 Nome: Associação dos Moradores do Jardim Botânico Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
A comunidade solicita melhoria na urbanização da Vila Torres, principalmente no que tange ao tráfego interno, já que algumas ruas são intransitáveis, dificultando ações do poder público, quer na segurança, quer na saúde e saneamento.
Resposta:
Cod: 253 Nome: Associação dos Moradores do Jardim Botânico Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
Com relação à linha férrea e os barracões desocupados que margeiam a linha: pede-se à Prefeitura que acione as empresas ALL e o DENIT, para providenciar a limpeza (foco de dengue), sinalização (travessia da linha), retirada das pessoas que moram na margem para segurança dos que transitam. Tendo em vista que por ali circulam usuários de drogas que abordam os alnos do Bom Jesus e também os funcionários da GVT e Boticário, as estações tubo e demais transeuntes. Além disso os mesmos podem ser vistos a qualquer hora do dia em atos obscenos ao ar livre. As margens da linha férrea tem muitas árvores e o próprio mato esconde essas pessoas e dificulta o trânsito de quem passa por ali. Já que como todos sabem que a PMC alegou que a responsabilidade é da ALL e do DENIT, portanto solicitamos que o poder público cobre medidas permanentes que não envolvam os moradores. Haja vista que cabe aos mesmos insistentes ligações pedindo providências.
Contribuição de Rosângela Maier
Resposta:
Encaminhado para : SGM Em : 13/05/2015 Número de Protocolo : 70-000288/2015
Cod: 249 Nome: Helen Nely Dias Bozza Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
O bairro do Jardim Botânico vive hoje desafios tão grandes quanto os enfrentados pelos demais bairros. Aponto alguns: a desordem no sistema viário, a desocupação de casas que não conseguem ser vendidas ou melhor aproveitadas e ainda um grave problema de segurança pública. Em reunião realizada nas duas últimas semanas, os moradores apontaram alguns destes problemas. Gostaríamos que a Prefeitura olhasse com carinho e brevidade os pontos indicados no documento anexo.
Obs. do supervisor: Os itens do documento anexo citado foram inseridos como diversas contribuições, conforme o tema, em nome da Associação de Moradores do Jardim Botanico
Resposta:
As propostas foram separadas por tema.
Cod: 234 Nome: Antoine Moreu Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
No âmbito da Regional Matriz deve-se prever um programa estruturante para a completa transformação da Vila Torres. Por meio do Plano Diretor deve-se prever medidas de curto, médio e longo prazos que melhorem a qualidade de vida no local, o respeito ao meio-ambiente, a segurança pública e o desenvolvimento econômico. A questão das facções deve ser extinguida!!! A Prefeitura Municipal de Curitiba deve tomar partido para induzir mudanças naquele local por meio de melhoria da infraestrutura, da mudança de zoneamento e da adoção de um projeto intensivo de extinção do tráfico de drogas.
Resposta:
Agradecemos sua colaboração.
Proximamente, após os planos setoriais será elaborado o plano de cada administração regional alinhado aos princípios, diretrizes e objetivos do plano diretor revisado, assim como planos e projetos específicos. A progressiva integração da Vila torres à cidade vem acontecendo, quanto à estruturação urbana, como uma política permanente.
Cod: 230 Nome: sergio Profissão: empresario Segmento: Outros
Contribuição:
Área de Contribuição: Zoneamento e instrumentos de política urbana
Proposta: Bom dia, tenho uma sugestão, se notarem nas cidades mais desenvolvidas do mundo o outdoor de papel lona etc.. esta cada vez diminuindo pois polui muito pois é lixo se usa madeira entre outras coisas, todas as cidades tem painéis de led que são muito mais bonito acaba se tendo menos propaganda nas ruas pois ele pode vincular mais anunciantes e alem disso tem algumas cidades que os painéis servem para monitoramento de transito (contagem de carros pessoas etc...) ,monitoramento para segurança lincado com site da prefeitura , em algumas cidades as empresas disponibilizam WiFi ao redor do painel, ou seja alem de diminuir a poluição do meio ambiente ele ajuda na segurança, dados e entretenimento , seria bom analisarem pois Curitiba sempre foi pioneira na modernidade e nesse assunto estamos bem atrasados. Basta analisar Londres e Nova York o centro é repleto de painéis e conhecido no mundo inteiro. Obrigado .
Telefone:
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
Este assunto é mais específico e hoje a legislação já permite a tecnologia proposta.
O Plano Diretor, em sua revisão, ampliou a importância da paisagem urbana e do uso do espaço público. A política está expressa na SEÇÃO II - DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO, no anteprojeto de lei do plano diretor.
Cod: 209 Nome: Mayara Soares de Souza Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
Por que apenas o Centro como vivo e atrativo e não todas as regiões do município? O Plano Diretor deve visar a melhoria de todo o município e não apenas de uma região.
Quais são as propostas para o Bairro Sítio Cercado e a região sul de Curitiba?
Resposta:
Agradecemos sua colaboração. Sua pergunta foi respondida no momento da AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BAIRRO NOVO - 29/05/2014. A Administração Regional poderá apresentar com mais detalhes como o Bairro Novo foi contemplado no anteprojeto de lei do plano diretor.
Proximamente, após os planos setoriais será elaborado o plano de cada administração regional alinhado aos princípios, diretrizes e objetivos do plano diretor revisado.
Cod: 202 Nome: Jefferson Eduardo S Pinto Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
Gostaria de perguntar sobre a minha situação pois há anos quero regularizar minha moradia e os órgãos públicos fazem descaso.
Resposta:
Solicitante foi encaminhado para atendimento na Regional
Cod: 201 Nome: Cristiane Arendt Santos Alves Profissão: xx Segmento: Outros
Contribuição:
Os equipamentos da região do Sítio Cercado são antigos e não oferecem acessibilidade e não atendem a normas de segurança (como saídas de emergência e sistema anti-incêndio)
As calçadas são precárias em toda região.
A saúde, a educação e a segurança merecem especial atenção, bem como a criação de espaços culturais e esportivos que resgatem os jovens do mundo das drogas e promovam a saúde dos idosos.
Resposta:
Encaminhado para : R10BN Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000214/2014
Cod: 196 Nome: Rosina Batista Jacumasso Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
Qual a idéia do IPPUC para desenvolver esta região com a existência sobre esta nova travessia.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BAIRRO NOVO - 29/05/2014
Resposta:
Agradecemos sua colaboração. Sua pergunta foi respondida no momento da AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BAIRRO NOVO - 29/05/2014. A Administração Regional poderá apresentar com mais detalhes como o Bairro Novo foi contemplado no anteprojeto de lei do plano diretor.
Proximamente, após os planos setoriais será elaborado o plano de cada administração regional alinhado aos princípios, diretrizes e objetivos do plano diretor revisado.
Cod: 189 Nome: Linguiça do circo Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
Porque é tão difícil que liberem para circo e parques de diversão.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BAIRRO NOVO - 29/05/2014
Resposta:
Encaminhado para : SMU Em : 10/10/2014 Número de Protocolo : 70-000313/2014
Cod: 185 Nome: Romeu R Vaz Profissão: Segmento: Outros
Contribuição:
Tem Planejamento para as emergências.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BAIRRO NOVO - 29/05/2014
Resposta:
Favor detalhar a contribuição
Cod: 180 Nome: José Roque Gregorovicz Profissão: xxx Segmento: Movimentos Populares
Contribuição:
Conclusão da Regional com toda infraestrutura parq eu realmente funcione
Resposta:
Encaminhado para : SGM Em : 03/10/2014 Número de Protocolo : 70-000321/2014
Cod: 177 Nome: Gilberto Rodrigues Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Qual é a proposta para fazer asfalto no Tatuquara? Vai ter parceria? Quando?
Resposta:
Encaminhado para : SGM Em : 03/10/2014 Número de Protocolo : 70-000322/2014
Cod: 175 Nome: Paulo Cesar Mates Profissão: artista visual Segmento: Organizações Não Governamentais (ONG)
Contribuição:
Qual previsão para implantação da Regional do Tatuquara?
Resposta:
Encaminhado para : SGM Em : 03/10/2014 Número de Protocolo : 70-000323/2014
Cod: 166 Nome: Sergio Profissão: empresario Segmento: Outros
Contribuição:
Bom dia, tenho uma sugestão, se notarem nas cidades mais desenvolvidas do mundo o outdoor de papel lona etc.. esta cada vez diminuindo pois polui muito pois é lixo se usa madeira entre outras coisas, todas as cidades tem painéis de led que são muito mais bonito acaba se tendo menos propaganda nas ruas pois ele pode vincular mais anunciantes e alem disso tem algumas cidades que os painéis servem para monitoramento de transito (contagem de carros pessoas etc...) ,monitoramento para segurança lincado com site da prefeitura , em algumas cidades as empresas disponibilizam WiFi ao redor do painel, ou seja alem de diminuir a poluição do meio ambiente ele ajuda na segurança, dados e entretenimento , seria bom analisarem pois Curitiba sempre foi pioneira na modernidade e nesse assunto estamos bem atrasados. Basta analisar Londres e Nova York o centro é repleto de painéis e conhecido no mundo inteiro. Obrigado .
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
Este assunto é mais específico e possui legislação própria.
O Plano Diretor, em sua revisão, ampliou a importância da paisagem urbana e do uso do espaço público. A política está expressa na SEÇÃO II - DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO, no anteprojeto de lei do plano diretor.
Cod: 141 Nome: Carlos Eduardo Rogacheski Profissão: Oceanográfo Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Contribuição:
A proposta consiste em priorizar áreas verdes urbanas com o lema "menos Shoppings mais Praças Públicas e Jardins". Essa idéia busca desenvolver o turismo de cidades não costeiras como exemplo de grandes cidades européias (Madri,Paris), ou mesmo a vizinha Buenos Aires. Em comum, essas cidades tem um grande apelo turistico não devido suas belezas naturais, mas sim pela beleza de suas enormes praças públicas e jardins em meio a grande cidade. Cidades com grandes praças urbanas e jardins ao ar livre atraem muitos mais turistas que um Shopping Center, mesmo naquelas em que o clima de inverno é mais rigoroso que Curitiba. Ainda, uma grande parte da população local se beneficiaria podendo utilizar esses espaços no dia-a-dia, e não ter como única opção, um Shopping ou Parques já estagnados, como o Barigui. A demanda de shoppings só existe porque não é dada outra opção a população. Culturalmente ir ao shopping se tornou infelizmente um dos poucos lazeres do curitibano. A cidade perdeu sua vocação de vanguarda em Ecológia e meio Ambiente para se tornar na capital com maior número de shoppings por habitante. Chega de perder espaços urbanos para a construção de shoppings em detrimento de espaços públicos verdes. A manutenção seguramente é paga com a inversão vinda do aumento do turismo ou mesmo do aumento da demanda de serviços pela população local.
Resposta:
A ideia central da contribuição foi contemplada na proposta de revisão do PD que traz como um dos princípios da estruturação urbana o equilíbrio entre o ambiente natural e o construído.
A seção dedicada ao uso do espaço publico foi remodelada estabelecendo como principais objetivos:
I - fortalecer o conceito de espaço público como área de fruição coletiva;
II - ordenar o uso dos espaços públicos (de superfície, aéreo e subsolo), de forma a qualificar a paisagem urbana;
III - ampliar, preservar e diversificar os espaços públicos e seus usos.
Cod: 140 Nome: Marcelo Bartoszeck Profissão: geologo Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Contribuição:
Favor limitar em toda cidade um prédio por quadra (nas quadras que ainda não tem prédios. De preferência que os prédios tirem o minimo possível o sol das residências. Ou seja preferência pelo lado Sul das quadras.
Resposta:
Em Curitiba, a lógica de estruturação urbana definida no Plano Diretor de 1966 trouxe como principal instrumento urbanístico a aplicação diferenciada de parâmetros urbanísticos através das leis de zoneamento, uso e ocupação do solo. Desde aquela época se busca adotar uma estratégia de conceder maiores parâmetros de coeficiente de aproveitamento e altura ao longo de eixos de estruturação urbana - que integram transporte público coletivo de massa, sistema viário e adensamento construtivo - e área central, mantendo o restante da cidade com coeficientes de aproveitamento limitados, conforme consolidado na legislação de zoneamento e uso do solo de 1975. Essa lógica de concentrar grandes edificações ao longo de transporte coletivo é conhecida internacionalmente como uma boa equação de sustentabilidade urbana.
Quanto a insolação e ventilação das edificações, em 2000 foi promulgada a legislação do zoneamento uso e ocupação do solo. Como resultado de estudos efetuados em parceria com a UFPR, definiu que deve haver uma proporcionalidade entre a altura e o afastamento entre as edificações, ou seja, o H/6. O afastamento entre a edificação e a divisa do lote tem que ser um sexto da altura do edifício.
Cod: 139 Nome: Heber Emerich Pires Profissão: Projetista de Instrumentação industrial Segmento: Empresários
Contribuição:
- Criar mecanismos para estimular o comércio de rua nos bairros e no centro e limitar ou inibir construções de centros de compras como Shoppings Center. Justificativa: pessoas andando nas ruas durante o dia e a noite trazem sensação de segurança, deixam a cidade mais viva, promove o encontro e a convivência com as pessoas diferentes, as lojas de rua deixam a cidade bonita e gostosa. O Shooping Center separa as pessoas por classe, tira a vida das ruas da cidade, gera trânsito e deixa as ruas vazias e inseguras. Exemplo de ações: Definir áreas de interesse comercial para que seja desenvolvido o comércio de rua nos diversos bairros; Melhorar calçadas, iluminação, instalar bancos e lixeiras em praças e calçadas de ruas e avenidas comerciais; incentivar, via ações de comunicação, as pessoas a andarem a pé pelas calçadas, e os lojistas, inclusive grandes marcas, a optarem pela vitrine na rua; se utilizar de alterações em taxas e impostos para que seja mais financeiramente interessante abrir lojas nas ruas que em shoppings centers; integrar o transporte público e bolsões de estacionamento para facilitar a chegada das pessoas em logradouros comerciais.
Resposta:
A qualificação progressivamente dos centros de bairros já consolidados foi contemplada na proposta de revisão do PD como diretriz geral da politica de estruturação urbana.
A legislação de zoneamento, uso e ocupação do solo que será revisada após a aprovação do PD, detalhará usos e portes permitidos em cada zona, também discutirá os incentivos adequados a serem utilizados.
Cod: 111 Nome: Irineu Queiroz dos Santos Profissão: Aposentado AFAB Banestado Segmento: Outros
Contribuição:
SOLICITO REAVALIAÇÃO DE LOCAIS DE ESTACIONAMENTOS REGULAMENTAR DE VEÍCULOS EM RUAS APÓS TRANSVERSAIS COM SENTIDO ÚNICO, CASO SEMELHANTE DAS RUAS AMINTHAS DE BARROS AO CRUZAR COM A RUA UBALDINO DO AMARAL E A RUA TIBAGI AO CRUZAR COM A RUA MAL DEODORO, POIS CONDUTORES QUE ESTEJAM NA FAIXA ESQUERDA AO CRUZAREM ESTAS TRANSVERSAIS TAMBÉM COM SENTIDO ÚNICO SE OBRIGAM A PERMANECER PARADOS NA SUA FAIXA, POIS NA SEQUENCIA EXISTE O ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO, JÁ QUE A PREFERÊNCIA É DOS CONDUTORES DA FAIXA CENTRAL EM SEGUIR ADIANTE, OU AGRESSIVAMENTE ARRANCAR SEU VEÍCULO FECHANDO O CONDUTOR A SUA DIREITA, ORA SE O CONDUTOR DA VIA A DIREITA É OBRIGADO A CONVERGIR A DIREITA, ENTÃO APÓS O CRUZAMENTO DA TRANSVERSAL NADA IMPEDE QUE SEJA REALOCADO O ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS PARA O LADO DIREITO."
Resposta:
Encaminhado para : SETRAN Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000240/2014
Cod: 110 Nome: Irineu Queiroz dos Santos Profissão: Aposentado AFAB Banestado Segmento: Outros
Contribuição:
Sugiro desativar o Ponto de ônibus instalado defronte o Shopping Müller na Avenida Cândido de Abreu mudando-o para a mesma via uma quadra antes, entre a Rua Barão de Antonina e Senador Xavier da Silva para os coletivos que descem a Av. Cândido de Abreu, para os demais coletivos oriundos da Barão de Antonina e Mateus Leme que seja criado um novo ponto na Rua Paula Gomes.
Tal sugestão deve-se que os veículos trafegando na Avenida Cândido de Abreu, entre a Rua Barão de Antonina e Rua Inácio Lustosa (local de tráfego intenso) convergem a direita para acessarem os Bairros Mercês, Santa Felicidade, Batel, Bigorrilho e Ecoville via Rua Inácio Lustosa, utilizando-se da faixa lateral direita, gerando fila indiana que dificulta o acesso e parada dos ônibus ao ponto de embarque e desembarque, principalmente em dias de frio, chuva e em horários de rush. Os ônibus ao pararem neste ponto para embarque e desembarque contribuem para bloquear o fluxo dos veículos, estes por conseqüência bloqueiam o cruzamento da Rua Barão de Antonina com a Av. Cândido de Abreu, resumindo, os veículos se tornam uma pedra no meio do caminho dos ônibus e vice versa os ônibus se tornam para os veículos.
Benefícios esperados: Paz no trânsito e fluidez do tráfego nas imediações, permite aos coletivos passarem ao largo (terceira e quarta faixa de rolamento) dos veículos convergentes para a Rua Inácio Lustosa, otimizando horários e consequente redução de combustíveis pelos coletivos.
Resposta:
Cod: 109 Nome: Irineu Queiroz dos Santos Profissão: Aposentado AFAB Banestado Segmento: Outros
Contribuição:
Defendo que o espaço nas VIAS CALMAS SEJAM DE USO EXCLUSIVO DOS CICLISTAS E NO LADO ESQUERDO com tachões delimitando este espaço rente as vias do expresso, MUDA-SE O ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS PARA O LADO DIREITO DA VIA, RENTE AS CALÇADAS, o que favorece o embarque/desembarque de passageiros dos veículos e carga e descarga de bens e eletrodomésticos nos endereços de destino. Tenho insistido nesta questão junto ao 156 há anos, É IRRACIONAL o atual sistema vigente implantado há mais de quatro décadas de estacionar veículos no lado esquerdo das vias calmas. Mudar a ciclofaixa exclusiva para a esquerda favorecerá a segurança e a tocada contínua dos Ciclistas, pois no lado direito existem dificuldades e riscos com bocas de lobo com grades, ou sem, os ciclistas correm o risco de chocarem-se com portas de condutores e passageiros desembarcando de veículos, também de veículos estacionando para embarque e desembarque. Paulo Colnaghi, se puder sugerir e interferir, pois há muitos anos insisto via 156 nesta minha sugestão, com respostas negativas, posterior a estas minhas sugestões no 156 que datam do governo Cassio Taniguchi que ameaçou apreender as BIKES nas vias dos Expressos, até o Jaime Lerner publicou projeto idêntico na Gazeta do Povo em evento na OAB sobre Mobilidade Urbana. Tudo bem que eu seja um simples mortal sem relevância social em opinar, mas Jaime Lerner é respeitado internacionalmente como Arquiteto e Urbanista...
Resposta:
Encaminhado para : IPPUC Em : 30/08/2014 Número de Protocolo : 70-000238/2014
Cod: 108 Nome: Everton Figueiredo Paiva Profissão: Segmento: Trabalhadores
Contribuição:
Olá,
Gostaria que, se possível, entrasse no plano diretor que todas as vias públicas devem possuir sinalização horizontal que reflita a luz dos faróis dos carros, assim como ocorre nas estradas.
Esta sugestão é porque com chuva, as faixas "somem" e muitos motoristas se perdem, por não terem noção de espaço na divisão de pistas.
Outra sugestão é que troquem as lâmpadas amarelas por lampadas de LED brancas, que iluminam mais e gastam menos energia.
Obrigado.
Resposta:
Com relação à sugestão anexa, temos a informar que trabalhamos
constantemente no sentido de melhorar a qualidade dos materiais aplicados na
sinalização viária na Cidade e agradecemos a sugestão do Sr. Everton.
Informamos ainda que vários fatores contribuem para uma maior durabilidade
da chamada "retrorrefletância", característica esta responsável pela refletividade da
sinalização horizontal. Para o caso de áreas urbanas, esse índice de refletividade tem
sua vida útil diminuída devido a vários .fatores, como por exemplo: condições do
pavimento, condições de drenagem, sujeira transportada, alto índice de VDM
(volume diário médio), alto índice de deslocamentos laterais. Estes fatores
prejudicam a aderência das microesferas, que são pequenas esferas de vidro
misturadas à tinta. São elas as responsáveis pela refletância. Nas rodovias, esses
fatores são atenuados, daí a percepçãode que a refletividade é bem maior.
Em Curitiba exige-se que toda sinalização horizontal aplicada seja testada
através de laudos de institutos de controle de qualidade, neste caso, o TECPAR,que
afere o índice de refletência do material dentre outros índices relevantes.
SETRAN
12/02/2015
Encaminhado para : SETRAN Em : 05/01/2015 Número de Protocolo : 70-000194/2015
Cod: 90 Nome: Marco A F Santos Profissão: xxxxx Segmento: Outros
Contribuição:
Gostaria de saber do administrador - se a regional Cajuru será inaugurada este ano.
PERGUNTAS DA 2ª AUDIÊNCIA DO PLANO DIRETOR - REGIONAL CAJURU - DIA 27/05/2014
Resposta:
Sr. Marco
Em atenção à sua pergunta, informamos quer houve um atraso na entrega do prédio que abrigará as novas instações da Regional Cajuru. Ela será concluída em dezembro de 2014, em função disso a inauguração das novas instalações da Regional Cajuru ficou para março de 2015.
Agradecemos a sua participação
RTB
DPP
SGM
Encaminhado para : R3CJ Em : 26/08/2014 Número de Protocolo : 70-000237/2014
Cod: 62 Nome: Francisco Jablinski Castelhano Profissão: Estudante Segmento: Estudantes
Contribuição:
Gostaria de saber se a proposta para a revitalização do centro histórico da cidade será mantida, e quais estratégias serão abordadas, gostaria de sugerir ainda a utilização do espaço do canteiro central da avenida Francisco H. dos Santos para a instalação de um ciclovia, que ligue a avenida das torres e contorne o campus do centro politécnico passando pela br 277 e ligando a ciclovia do jardim botânico.
Obrigado
Resposta:
A proposta de revisão do PD contemplou a contribuição fortalecendo a diretriz já prevista na lei de 2004 quanto a requalificação do centro tradicional.
Cod: 54 Nome: Rodrigo Douglas Marques Profissão: Arquiteto Segmento: Trabalhadores
Contribuição:
Incluir no Plano Diretor o direcionamento para execução de infraestrutura verde e novas ruas locais a serem executadas sem meio-fio.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição. Esta será apreciada nos planos subsequentes.
Cod: 52 Nome: Rodrigo Douglas Marques Profissão: Arquiteto Segmento: Trabalhadores
Contribuição:
É preciso cumprir o que estabelece os artigos 51 e 53 da Lei Municipal 11.266 (Plano Diretor vigente) no que concerne à ocupação dos eixos estruturantes previstos para alta densidade populacional. Ou seja, adicionar como anexo ao Plano Diretor as áreas sujeitas subutilizadas sujeitas a IPTU progressivo, com desapropriação por títulos da dívida pública.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição.
Parcelamento, edificação e utilização compulsória - PEUC, aplicação do IPTU progressivo e desapropriação por títulos da dívida pública estão sendo apreciados na revisão do plano diretor, detalhando o que é imóvel vazio, subutilizado ou não utilizado. Estes serão utilizados nas macrozonas que permitem o maior adensamento e possuem infraestrutura compatível.
Conforme proposto as áreas passíveis de utilização do PEUC são:
I - Macrozonas Eixo estruturante, eixo de adensamento, área com predominância residencial de média densidade, área de ocupação mista;
II - SEHIS de Vazios;
III - Área delimitada de Operação Urbana Consorciada;
IV - Área delimitada de Redesenvolvimento Urbano;
Cod: 50 Nome: gilson s r branco Profissão: ag de transito Segmento: Outros
Contribuição:
gostaria de ver os trilhos de trem desaparecerem da área central de nossa cidade,. faço como sugestão; aonde houver rio, ex. rio atuba ser colocado as linhas ferreas mais próximo as margens para que inibam terrenos serem invadidos por movimentos sociais, aumentando as favelas, outrossim os espaços entre os trilhos a criação de parques, e reflorestamentos próximos as margens preservando assim o meio ambiente. os engenheiros IPUC poderiam rever sugestões no novo plano diretor.
Resposta:
A ideia central da contribuição está incluída na revisão do PD que contempla a proposta de articular junto aos Governos Federal e Estadual a concessão das faixas de domínio das linhas férreas e após a extinção da operação deste sistema, destiná-las para o uso público municipal com ênfase em estruturação viária e de transporte. Outrossim existe legislação federal que restringe a ocupação ao longo dos rios.
Cod: 43 Nome: Ceslau Elias Makoski Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Regularização de imóveis (não são ocupações irregulares) pois a documentação está travada em função de morte de antigos proprietários da área.
Resposta:
Agradecemos sua contribuição. Não se trata de assunto do Plano Diretor. Foi oferecido orientação quando esta questão apareceu em audiência pública.
Cod: 30 Nome: Helio Bampi Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Transposição do cabeamento aéreo para subterrâneo, tendo por base a resolução nº 11 do Concitiba, D.O.M. de 05/11/2009
Resposta:
A ideia central da contribuição está contemplada na proposta de revisão do PD na seção de Uso do espaço público em que se prevê a elaboração de Plano de Zoneamento Subterrâneo e a articulação para a substituição gradual das redes de distribuição aérea pelo sistema subterrâneo.
Cod: 29 Nome: Oscavaldo C os Santos Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Quero que se faça a pavimentação na rua Olga de Araújo Espíndola entre a Rua Pedro Gusso e a Rua Affife Mansur
Resposta:
A pavimentação de ruas específicas é assunto tratado por ocasião das leis de orçamento, LDO e LOA.
Por favor, informe-se junto à sua Regional sobre como participar.
Cod: 28 Nome: Oscavaldo C os Santos Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Como vai fazer a pavimentação em toda Curitiba?
Resposta:
Hoje cerca de 95% da malha viária de Curitiba é pavimentada. Este é um nível alto. A pavimentação de ruas que ainda não contam com esta infraestrutura depende de recursos que são compartilhados com outras obras, inclusive com a manutenção da ruas já pavimentadas.
Nos planos de complementação da pavimentação, são considerados para atribuição de prioridade, o acesso a equipamentos e serviços públicos, o transporte coletivo e a continuidade de vias.
Para conhecer os planos e dar sugestões quanto à pavimentação de ruas específicas, por favor, entre em contato com a Administração Regional.
Cod: 27 Nome: Clayton Garcia Ferreira Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Gostaria de saber até quando as pessoas do Parque Iguaçu III vão ficar sem asfalto nos acessos e sem as infraestruturas necessárias como CMEIS, Escolas e Unidades de Saúde
Cod: 26 Nome: Ivo Antônio Rodrigues Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Revitalização da rua Paulo Gorski entre R. Pedro Viriato Parigot de Souza e BR277
Cod: 23 Nome: Mathiieu Bertrand Struck Profissão: xxx Segmento: Organizações Não Governamentais (ONG)
Contribuição:
Disponibilizar cadsatro de áreas públicas
Resposta:
Os cadastros da Prefeitura estão sendo estruturados para que haja divulgação mais ampla. Enquanto este processo está em fase de desenvolvimento, os cadastros podem ser acessados pontualmente através de solicitações formais.
Informamos que a listagem dos imóveis de propriedade do Município não está disponível para preservar o patrimônio público. Informações pontuais acerca de áreas públicas podem ser solicitadas através da Lei de Acesso à Informação.
AMAR
SEPLAD/PLADPPC
Encaminhado para : SEPLAD Em : 01/08/2014 Número de Protocolo : 70-000236/2014
Cod: 15 Nome: José Gugelmin Profissão: xxx Segmento: Outros
Contribuição:
Qual infraestrutura que a Prefeitura vai disponibilizar para atenuar os transtornos que ocorrerão, aos moradores do entorno dos parques, com o aumento contínuo ds frequentadores, no Plano Diretor?
Resposta:
Ao requerente:
Informamos que sua preocupação foi considerada no anteprojeto de lei do Plano Diretor, no artigo 56,IX como uma diretriz geral da política de uso do espaço público: ¿IX- desenvolver zonas de proteção nos entornos de parques e bosques¿.
Uma outra diretriz também contribui para o desafogamento dos principais parques; ¿II- distribuir equitativamente em todo município espaços de lazer, mobiliário urbano e equipamentos de infraestrutura de serviços públicos¿
IPPUC
Encaminhado para : SETRAN Em : 15/01/2015 Número de Protocolo : 70-000024/2015