Revisão/2014 Plano Diretor (Contribuição)
Tema : Desenvolvimento Econômico  

Cod: 1060 Nome: SINDUSCONPR Profissão: sindicato Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações


Contribuição:

ZR4 com utilização do coeficiente 3,0 para uso
comercial, edifício de escritórios e residencial.

Resposta:    

Parâmetros serão melhor apreciados por ocasião da revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e legislações específicas.

Cod: 1059 Nome: SINDUSCONPR Profissão: sindicato Segmento: Sindicatos/Federações/Confederações


Contribuição:

Criação de ZONAS ESPECIAIS COMERCIAIS E
RESIDENCIAIS (como Umbará e Santa Felicidade- em
bairros específicos).

Resposta:    

Agradecemos pela contribuição.
No anteprojeto de lei do plano diretor, está contemplada a contribuição:
No CAPÍTULO I; DA ESTRUTURAÇÃO URBANA há, entre outras, as seguintes diretrizes:
II - estimular a distribuição espacial da população e de atividades econômicas em áreas dotadas de infraestrutura e equipamentos públicos, em especial nos eixos estruturantes, eixos de adensamento e área central, de forma a otimizar o aproveitamento da capacidade instalada, reduzir os custos e os deslocamento
V - revitalizar áreas e equipamentos urbanos como meio de desenvolvimento social e econômico da comunidade;
XIII - qualificar progressivamente os centros de bairros que são referências para a comunidade local devido à infraestrutura, equipamentos públicos e atividades comerciais e sociais;

Instrumentos como o "Planos de Desenvolvimento de Bairros", "Planos de Desenvolvimeno Regional" e "Redesenvolvimento", entre outros, podem explicitar estratégias para revitalização de centros de bairro.

Cod: 1030 Nome: Câmara Municipal de Curitiba Profissão: Vereadores Segmento: Poder Público


Contribuição:

Economia Criativa e Cultura Economica


Algumas outras opiniões e sugestões apresentadas:

1. Idoso - Qual é o papel do idoso nesses projetos de cidade? O idoso é o grande consumidor
da cultura, grande consumidor do turismo. O idoso está precisando de novas tecnologias para roupas, mobiliário, móveis, automóveis etc.

2. Rebouças - Quanto ao grafite, é necessário um local para o desenvolvimento dessa arte, o Rebouças poderia ser esse espaço, além da ocupação dos barracões com atividades culturais, DJs, com arte moda e cultura; temos que consumir o que é nosso e produzido por nossos artistas.

3. Competências - Economia e criatividade, mas temos que pensar: os eventos que são
gerados geram um monte de lixo; como que cuidamos disso, antes, durante e depois? Quem tem a expertise para isso? Nós estamos sem as competências. Os profissionais de arquitetura, de design, da área da propaganda, os profissionais da área criativa, não têm feito nem reflexões e nem ações que sejam concretas.

4. Formalidade - A economia criativa carece de formalidade. E há aqueles que são
formalizados. Mas dentro das nossas políticas regulatórias, principalmente as tributárias, que são esquizofrênicas. Você tem uma carga tributária que penaliza, que faz justamente o contrário, e isso é importante ser revisto de maneira urgente. A economia não está de forma alguma distante do Plano Diretor da Cidade, muito pelo contrário, está junta. .
5. Espaço criativo - Espaços criativos não precisam de incentivos megalomaníacos.

6. Arranjos produtivos - Temos um arranjo produtivo local de Curitiba, cento e cinquenta
empresas; existe o parque de software (...) Há os aspectos tributários, legislativos, burocráticos do Brasil estraçalham as empresas de todos os setores, eu conheço mais a de software. Mas é bem isso, a carga tributária nos destrói. Para você abrir uma lojinha e vender pastel você se enquadra no Simples, mas as empresas de software não foram enquadradas, não existe empresa de software para o empreendedor se enquadrar no Simples. Então, o problema não é municipal, ele é estadual e federal e é uma luta longa ainda.

7. Ferramentas de apoio - Temos o Fab-Lab, que é um espaço com ferramentas e
equipamentos para dar apoio aos criativos que não têm condições, como uma incubadora, por exemplo, que dá esse apoio de ferramental para um primeiro protótipo ou um primeiro vídeo, enfim, é um polo de apoio tecnológico, vamos dizer assim, para esse espaço. Eu só gostaria de deixar claro que nós já temos esse estudo e o colocamos à disposição da Casa, como mais um ponto a ser discutido e conversado.

8. O novo - Se queremos, realmente, fazer o novo, precisamos também começar a fazer de
uma forma nova, fazer de uma forma em que as nossas trocas de ideias e projetos sejam realmente efetivas.

9. Oportunidade para todos - Algumas áreas que não podem ser esquecidas, além da pessoa
idosa, eu acredito também que tem de haver capítulos onde possa haver oportunidades para as mulheres, o -empoderamento- das mulheres, pessoas com deficiência, para a questão da diversidade, e das etnias. Outro ponto bem crítico, que acredito que já vai ser superado com a discussão da nova lei de cultura em Curitiba, que é a nova lei de patrimônio, para preservação dos nossos patrimônios, não somente para ter unidades de interesse de preservação, e sim patrimônio, tombamento de patrimônio. Outro ponto seria trabalhar um grande projeto de economia criativa vinculado às bacias hidrográficas.

10. Economia criativa no centro da cidade - Para acontecer alguma coisa nós precisamos
criar uma consciência coletiva e a consciência coletiva só se cria quando você pega o povo, junta todo mundo no lugar, começa a conversar, começa a sair ideia; utilizar esses eventos, utilizar o nosso rockabilly do carnaval, psycho carnaval para promover essas ideias e tentativas, como chamo. Nós temos momentos de criar experiências na cidade como essa da parte cultural com uma economia. Achei interessante criar um eixo cultural, mas trabalhar isso como colônias, que Curitiba sempre fez. Colocar lá uma Rua da Cidadania, aí ela multiplica no bairro. Mas Curitiba tem uma matriz, tem uma Rui Barbosa, que é gigante, que tinha um monte de gente que se reunia lá e aquele espaço se transformou. Então, acho interessante, talvez, não sei se no Rebouças, mas trazer isso para o Centro da Cidade porque é popular e, através disso, promover essas colônias, porque acho besteira nós focarmos a cidade inteira num ponto só sendo que nós temos diversos pontos já formalizados na cidade. Então, eu queria propor a criação de um mapa urbano para podermos enxergar onde estão nossas potencialidades e nossas deficiências e, cirurgicamente colocar no lugar certo as coisas. Como eu queria propor como experiência isso, já que a minha palavra é da "experiência como experimento". (...) Propor fazer o concurso de ideias para Rebouças ou alguma coisa assim.

11. Lei e metas - O que tem que ser previsto no Plano Diretor que será votado em dezembro
aqui dentro desta Casa, é a utilização dos dispositivos legais e da forma de se fazer isso e quais as metas que isso pretende atingir.


CONSIDERAÇOES FINAIS DO GEM 011
Para o entendimento das principais sugestões de Diretrizes e Ações que surgiram,
com o objetivo de subsidiar a Revisão do Plano Diretor de Curitiba, elaborou-se um
capítulo resumo dos apontamentos que surgiram nas duas audiências públicas (Maio
ambiente e Sustentabilidade e Economia Criativa e Cultura) e na Primeira Oficina do
GEM do processo promovida pela Câmara Municipal de Curitiba e Conselho de
Arquitetura e Urbanismo. Abaixo lista-se as principais contribuições para o Tema
meio Ambiente e Sustentabilidade:

1, Programas de Incentivos- no IPTU para ampliar a prática de ações
sustentáveis, como: o uso de espécies nativas no paisagismo; uso de fontes
de energias solar e redução ou fixação de carbono (carbono zero);
2. Programas de Fomento (acordos que a prefeitura poderia realizar com
empresas ou fundos internacionais) para ações ~sustentáveis, principalmente
na aquisição e implantação de energia solar ou reaproveitamento da água
pluvial.
3, Programa de Incentivos fiscais para produção e comercialização das
tecnologias que possibilitam está pratica (eficiência energética, aproveitamento
de água pluvial e sustentabilidade);
. 4, Estabelecer uma política metropolitana através de programas integrados como:
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em toda área rural da RMC para
manutenção da qualidade e quantidade de água; Recuperação dos Rios Belém
e Birigui, e principalmente os de manancial; Transferência do potencial
construtivo entre os municípios da RMC (estabelecendo regras para
manutenção áreas, como uma RPPNM ou outros); Fiscalização dos efluentes
de forma integrada (principalmente de consultórios, clínicas estéticas e
odontológicas);
5, Programa de Regularização Fundiária (Lei Federal 11.977/09) proporcionando
a moradia digna, mas combinada com parâmetros de maior permeabilidade do
solo. Estabelecendo a realocação com a recuperação ambiental e ampliação
das áreas protegidas;
6, Considerar a elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança e a consulta
como forma de avaliar o impacto da instalação do empreendimento,
principalmente relacionado a paisagem, polo gerador de trafego e pessoas,
ruídos, resíduos, efluentes, drenagem, áreas verdes, entre outros aspectos;
7.. Criação de dispositivos e incentivos fiscais e técnicos para incremento de
vegetação nos lotes e edificações, inclusive estabelecendo parâmetros
urbanísticos específicos para aumento da vegetação nas edificações (fator
verde, maior permeabilidade nas calçadas, etc).
8, Promover o incentivo a criação de RPPNM s na RMC (principalmente área de
manancial), com criação de fundo de apoio aos proprietários e incentivo ao
Ecoturismo (circuito RPPNM´s);
9, Evitar fiação aérea, reduzindo a poluição visual;
10- Criar e ampliar programas/campanhas educativas;
11- Promover a Transversalidade dos temas ambientais para o ensino básico,
oportunizando o intercâmbio entre alunos da RMC e incentivos permanentes
de extensão universitária;
12. Monitorar a Cadeia Produtiva dos produtos, principalmente no que se refere
aos resíduos sólidos, prevendo ações desde o início da produção até a
destinação (implantar a logística reversa, capacitar catadores);
13, Ampliar a coleta seletiva e de resíduos comum em áreas públicas como praças
e jardinetes;
14..Promover campanhas efetivas para redução, reutilização e reciclagem de
resíduos por parte da população (incentivos e parcerias).
15. Promover o aproveitamento dos resíduos com a recuperação energética, com
15. uso de tecnologias avançadas;
16, Incorporar Diretrizes e Programas para o planejamento de ações mitigadoras
das consequências das mudanças climáticas e também ações preventivas aos
desastres, fortalecendo a defesa civil do município e da RMC;
17-Promover a Integração, no planejamento, das bacias hidrográficas da RMC
(mapeamento, banco de dados, indicadores, transparência, monitoramento),
considerando o saneamento dos municípios da RMC;
18-.Promover o plantio de árvores como compensação dos cortes autorizados, de
forma transparente e divulgar os locais dos novos plantios;
19- Promover o monitoramento da qualidade do ar de forma transparente e
considerar este fator no planejamento da cidade.
20. Incluir a meta do "carbono zero" no planejamento da cídade, n as ações, obras
e intervenções cidade;
21- Implementação (ou elaboração) do Plano Integrado de Gerenciamento de
Resíduos de Curitiba e RMC de forma transparente;
22- Melhorar a qualidade da paisagem urbana, incentivar a implantação de
calçadas mais verdes e permeáveis, evitar postes, enterrando a fiação elétrica,
entre outros;
Abaixo lista-se as principais contribuições para o Tema Economia Criativa e
Cultura:

1-Aplicar o instrumento da chancela da passagem cultural (IPHAN) à cidade de
Curitiba como forma de preservar a memória da cidade e sua experiência
urbanísticas;
2-Incluir no ensino básico municipal (como disciplina transversal ou obrigatório) a
temática do plano diretor e a cidade/desenvolvimento urbano, desde uma
perspectiva da cultura pela paz e das cidades educadoras;
3. Política de análise de paisagem urbana futura no planejamento da cidade;
4- Revitalização e manutenção de espaços públicos;
5- Criação de um polo de cinema para viabilizar a recuperação do centro com
efeitos multiplicadores para a economia criativa (arranjo produtivo);
6-. Promover ações preventivas para preservar os espaços de interesse históricos
e cultural que ainda não estão protegidos por lei.
7. Criar políticas para incentivar ações culturais em imóveis desocupados no
centro de Curitiba e também "onerar" caso o espaço tenha outro tipo de
8-Pensar cultura nas centralidades (polinucleação) da cidade, inclusive como
alternativa de habitação e lazer para segmentos jovens e idosos;
9- Requalificação / otimização dos espaços/ atividades já existentes em Curitiba.
10.. Incentivo à descentralização dos equipamentos de cultura, através de uso
misto nos bairros ou nas Ruas da Cidadanias, em vias principais, com
benefícios para o uso no térreo de serviço/comércio/cultura (ex: Rebouças);
11-Normatização e política municipal de consideração de paisagem urbana
12.Planejamento participativo- criar indicadores para subsidiar ações do plano
diretor
13. Eliminar a informalidade, permitindo o Home Office- acabar com a limitação de
usos em zonas residenciais;
14- Promover Ciclos de Inversão e Economia para preservar a memória;
15- Promover o fomento e incentivos fiscais aos arranjos locais considerando as
. dinâmicas e culturas locais;
16- Críar canais e formas de divulgar planos, programas e projetos elaborados e
16. existentes;
17, Fomentar a Permacultura;
18- Oportunizar participação das mulheres, portadores de necessidades especiais
em programas de incentivo a economia criativa;
19-Preservar o patrimônio histórico através do tombamento ou criação de
unidades de interesse de preservação

Resposta:    

Curitiba tem se mostrado uma cidade dinâmica e de oportunidades para os trabalhadores e empreendedores. Nesse momento definido, de revisão do Plano Diretor, temos a oportunidade de estabelecer estratégia para o enfrentamento dos desafios da reorganização da economia global, caminhando rumo a uma economia verde, criativa, inovadora e sustentável. As cidades mais competitivas do mundo estão dominadas por inovações que substituem recursos naturais não renováveis, pelo conhecimento, tecnologia e talentos humanos como insumos básicos das suas economias. As indústrias, por fatores de custos, territoriais, logísticos e ambientais, estão deixando as grandes cidades, cedendo espaço ao setor de serviços, tecnologia e inovação.
Cada vez mais a vitalidade empreendedora e criativa das pessoas são os ativos que garantem a competitividade das cidades e, por consequência, a qualidade de vida das comunidades no mundo globalizado. A estratégia de desenvolvimento de Curitiba visa promover a melhoria continua de forma a mantê-la entre as principais cidades inovadoras do mundo.
Curitiba transformou-se em uma economia baseada fundamentalmente em serviços, atualmente responsável pela geração de 80% da produção econômica da cidade e a indústria responde por menos de 20% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).
Sabemos todos que o crescimento da produtividade e do valor agregado numa economia baseada em serviços depende principalmente do nível educacional da população, da capacitação e criatividade das pessoas no mundo do trabalho e da competitividade inovativa dos negócios.
Ainda precisamos avançar muito no índice de escolaridade média da população, na taxa de evasão no ensino médio, no índice de criatividade da cidade, na taxa de sobrevivência das empresas nascentes, no acesso ao crédito produtivo pelas empresas, dentre outros.
Empreendedores criativos, empresas inovadoras e competitivas, talentos humanos, produtividade média elevada e renda média alta são ingredientes das cidades efetivamente desenvolvidas que tem a sua economia baseada em serviços de alto valor agregado.
Este é o caminho que perseguimos para Curitiba. Esta é a garantia de uma alta qualidade de vida sustentável dos curitibanos. A cidade precisa fortalecer sistematicamente a cultura empreendedora em sintonia com as suas diversas potencialidades econômicas.
A política municipal de desenvolvimento econômico tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável das atividades econômicas e competitividade da cidade, alinhada ao desenvolvimento social e ao meio ambiente, com a contínua melhoria da qualidade de vida e bem estar da população.
Para o cumprimento deste objetivo, devemos contribuir para a geração de empregos e renda, em especial em cadeias produtivas geradoras de maior valor agregado; garantir políticas públicas para um ambiente urbano favorável ao desenvolvimento, atração e retenção de talentos e negócios; fortalecer e difundir a cultura empreendedora em sintonia com as diversas potencialidades econômicas da cidade e da Região Metropolitana de Curitiba; apoiar o desenvolvimento tecnológico, das inovações e da criatividade do setor produtivo; incentivar o desenvolvimento da economia criativa, da economia verde e das tecnologias de informação e comunicação e incentivar o desenvolvimento das iniciativas coletivas, visando consolidar a economia solidária.
Para dar conta, os planos, programas, projetos e ações na área de desenvolvimento econômico são adotar políticas e mecanismos que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável; promover a infraestrutura adequada ao desenvolvimento econômico; contribuir para o crescimento sustentável das atividades econômicas com foco no desenvolvimento endógeno; considerar as diferentes potencialidades econômicas das regiões da cidade; contribuir para o aumento da competitividade nacional e internacional das atividades econômicas do Município; estabelecer parcerias, acordos, convênios, ajustes e programas com os setores produtivo, acadêmico e demais órgãos e entidades da esfera pública e privada; estabelecer cooperação nacional e internacional com instituições governamentais e privadas; articular os diferentes atores da base produtiva para maior interação com a economia local; articular e integrar iniciativas de promoção econômica com os demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba; articular ações para a ampliação da capacitação profissional e empreendedora; implementar políticas de apoio às iniciativas econômicas autônomas, associativas e cooperadas; constituir instrumentos específicos de apoio aos pequenos negócios, constituídos sob a forma da empresa individual ou coletiva, bem como a novos modelos de negócios; disponibilizar informações como instrumento de fomento aos investimentos produtivos e desenvolvimento dos negócios e instituir, com base no Plano Diretor, o Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico, considerando a diversidade e potencialidades econômicas das regiões da cidade, e o Plano de Inovação e Design.

As motivações são geradas a partir da existência de 145 mil empresas (atividades econômicas) formais distribuídas em toda a cidade, apresentando um salário médio de R$ 2.480,00 e uma baixa taxa de desemprego de 3,3%; da existência de Infraestrutura de conectividade e mobilidade principalmente na área central, uma cidade com qualidade de vida; edificações existentes na área central com perfil para ocupação de empresas de TIC; existência de edificações subutilizadas, sem infraestrutura adequada, os quais podem ser utilizados através de parceria com a iniciativa privada para o empreendedorismo criativo; as amenidades urbanas (Equipamentos Urbanos, Áreas Verdes, Praças, Espaços culturais); e as soluções urbanas inovadoras.

Teremos impactos a partir das ações implementadas como Instalação de coletivos empresariais, especialmente nas áreas centrais da cidade, com infraestrutura adequada, gerando empregos com alto rendimento e serviços de alto valor agregado; estimulo à moradia, lazer e cultura na área central; estímulo à formalização e ao desenvolvimento das empresas de base local; atração de novas empresas para a cidade; ocupação econômica com reflexos na renda, segurança e qualidade de vida entre outros.

Cod: 931 Nome: Alessandro Presznhuk Profissão: Téc Saneamento Segmento: Poder Público


Contribuição:

Sugestão da Equipe da Regional Boqueirão:
- Incentivos e programas para a valorização do comércios locais como por exemplo a Av. Marechal Floriano Peixoto entre o Hauer e Boqueirão / Bley Zornig com relação as malharias

Resposta:    

Agradecemos a contribuição e será analisada no âmbito dos planos setoriais

Cod: 813 Nome: Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho CMERT Profissão: Segmento: Poder Público


Contribuição:

O Conselho Municipal do Emprego e das Relações do Trabalho - CMERT, vem apresentar as propostas enunciadas abaixo, no âmbito do desenvolvimento econômico e do trabalho para revisão do Plano de Diretor de Curitiba.
Para a elaboração destas propostas, houve aprofundamento do tema por parte dos Conselheiros e Conselheiras representantes de trabalhadores, empregadores e governo municipal (e governo estadual do Paraná) e, para consolidação do tema, foi realizada uma oficina de trabalho (formato de Seminário) sobre o tema "Revisão do Plano Diretor de Curitiba e o contexto do Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e da Gestão Democrática-, no dia 05 de novembro de 2014 na sede da Fecomércio, Paraná.

São as seguintes proposições, em forma de enunciados:

1. Criar e Manter de um sistema de informações sobre o mundo do trabalho e o mercado de trabalho da região metropolitana de Curitiba, atualizado e sob a coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego;
2. Aprovar uma Política Municipal de Qualificação para o Trabalho, sob coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba;
3. Aprovar uma Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária;
4. Ofertar atendimento municipalizado e regionalizado em unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda;
5. Aderir em nível municipal e regional metropolitano de Curitiba, políticas de desenvolvimento econômico empreendidas pelo Governo Federal através dos agentes de fomento;
6. Alterar classificação das empresas para fins de autorização de ocupação do espaço urbano;
7. Constituir um Plano Metropolitano de Desenvolvimento Econômico;
8. Constituir um Fórum Metropolitano de Secretarias Municipais de Trabalho Emprego/Desenvolvimento Econômico/Fomento;
9. Utilização dos imóveis ociosos, através da aplicação efetiva dos instrumentos urbanísticos previstos no Estatuto da Cidade;
10. Prever adensamento das regiões infraestruturadas e possibilitar a verticalização dos imóveis nestas regiões;
11. Utilizar um Zoneamento multifuncional;
12. Instituir políticas de transporte coletivo que transporte de massa, com integração com a Região Metropolitana de Curitiba;
13. Criar um Plano Diretor da Infraestrutura do Subsolo (Água, Saneamento, Energia, Comunicação, etc);
14. Instituir Logística da Economia Regional;


Resposta:    

Agradecemos as contribuições advindas do Conselho Municipal de Emprego e Relações do Trabalho.
As propostas estão sendo consideradas.

Cod: 717 Nome: Ausguto Nakao Profissão: Segmento: Outros


Contribuição:

Consequência a Google se tornou uma leiloadora de palavras-chave no site de buscas para os consumidores, regido pela lei de Defesa do Consumidor, em todos os países onde tenham. Fazer algo como o Alibaba seria possível.

16º Audiência Pública Regional Cajuru - 18/11/2014

Resposta:    

incentivar o desenvolvimento da economia criativa, da economia verde e das tecnologias de informação e comunicação é uma das diretrizes de desenvolvimento econômico propostos na revisão do Plano Diretor

Cod: 715 Nome: Ausguto Nakao Profissão: Segmento: Outros


Contribuição:

Estabelecer rua do Comércio e shoppings como únicos caminhos de legalização de empresas fores de comércio não é o único meio. A exemplo do grandioso sucesso do site Alibaba na China, hoje ofertam ações na bolsa de Wall Street, poderia fazer o mesmo no Brasil. No entanto, há muitíssimos formados em Direito e o país normatizou quase tudo como a Lei da Defesa do Consumidor.

16º Audiência Pública Regional Cajuru - 18/11/2014

Resposta:    

agradecemos sua contribuição. Um dos objetivos de desenvolvimento econômico, na revisão do Plano Diretor é incentivar o desenvolvimento da economia criativa, da economia verde, da economia do conhecimento e das tecnologias de informação e comunicação.

Cod: 708 Nome: Marlene Reichert Profissão: Segmento: Outros


Contribuição:

- Estímulo para instalação de bancos, lojas de grande parte para fortalecer as microempresas já existentes.

17ª Audiência Pública - Boa Vista - 19/11/2014

Resposta:    

Realizado contato com a solicitante, a mesma esclareceu mais detalhadamente a sua sugestão a qual trata do estímulo para a atração de grandes empresas, principalmente no setor financeiro, o que estimularia a instalação de pequenos negócios nas cercanias daquelas empresas.
Realizamos contato com a Adm. Regional Boa Vista sugerindo uma reunião com insttuições financeiras para propor aos mesmos a implantação de atividades no bairro.
Agência Curitiba

Encaminhado para : AGÊNCIA Em : 15/01/2015 Número de Protocolo : 70-000040/2015

Cod: 539 Nome: Kadu Tomita Profissão: Segmento: Outros


Contribuição:

Relacionando-se ao conceito de fomento dos centros do bairro e resiliência, mas desta vez aplicada a questões sócio-econômicas, existe algum plano para o desenvolvimento de economias locais?

Audiência Pública Matriz - 12/11/2014

Resposta:    

Informamos que na data e 22/12/2014 realizamos contato telefonico atraves do número constante no cadastro, porém neste número não reside a pessoa de nome Kadu Tomita.
O telefone pertence a Sra. Maria Dalva a qual nos relatou ser proprietária há muitos anos deste número de telefone.
Deste modo, não foi possível contatar com o solicitante.
Agência Curitiba

Encaminhado para : AGÊNCIA Em : 15/12/2014 Número de Protocolo : 70-000473/2014

Cod: 513 Nome: Antunes Profissão: Segmento: Outros


Contribuição:

A previsão, pela gestão anterior, de aportes financeiros e rubricas de orçamentos para conclusão de obras, prejudicou os primeiros passos da gestão Fruet? Como?

Audiência Pública Santa Felicidade - 11/11/2014

Encaminhado para : SMF Em : 16/11/2014 Número de Protocolo : 70-000472/2014

Cod: 456 Nome: Oficina do Plano Diretor na UFPR Profissão: estudante Segmento: Estudantes


Contribuição:

IDEIA FORÇA 4 :
Revitalização de centros comerciais dos bairros.
DETALHAMENTO:
Fortalecer os centros de bairro a fim de reativar os comércios locais e qualifica-los para favorecer o convívio e atividades de lazer.
JUSTIFICATIVA:
Necessidade de potencializar os agrupamentos comerciais transformando-os em centros de convívio e de identidade do bairro. Além disso, proporcionar a melhoria na circulação da população intra bairro.
ESTRATÉGIAS:
Melhorias na infraestrutura das calçadas.
Investimentos em arborização ao longo do centro comercial do bairro.
Criação de pequenos espaços de lazer em determinados pontos do centro revitalizado.

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Resposta:    

qualificar progressivamente os centros de bairros já consolidados que são referências para a comunidade local devido à infraestrutura, equipamentos públicos e atividades comerciais e sociais é uma das diretrizes de estruturação urbana propostos na revisão do Plano Diretor

Cod: 418 Nome: George Guimarães de Moraes Profissão: outros Segmento: Outros


Contribuição:

Criar visibilidade internacional para Curitiba, através de eventos.

Resposta:    

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Curitiba foi aprovado em julho de 2014 pelo Ministério do Turismo (Mtur). Com isso, a cidade está inserida no Prodetur - Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo - e está apta a receber recursos para desenvolvimento de projetos nas áreas de turismo, cultura e meio-ambiente.

O PDITS de Curitiba é o instrumento técnico de planejamento e gestão da política pública municipal e tem como objetivo orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo a definição de ações, as prioridades, e a tomada de decisão.

A versão final aprovada do plano tem 37 ações para serem implantadas com o objetivo de impulsionar o turismo no município. De acordo com a PDITS, são cinco os vértices principais de atuação: cidade de negócios e eventos, cidade dos parques, cidade da cultura, cidade dos eventos culturais e cidade inovadora. Para todos eles há ações planejadas, como por exemplo o novo Centro de Convenções e Eventos de Curitiba, a nova classificação de museus e revitalização de parques e ainda a reformulação de feiras livres da cidade, como a tradicional Feira do Largo da Ordem.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Turismo (CTur), Paulo Colnaghi, com a inclusão da cidade do Prodetur, Curitiba ganha mais uma alternativa para obtenção de linhas de crédito para o desenvolvimento do turismo local, geração de empregos e divisas. ¿O PDITS será uma importante ferramenta que norteará o planejamento do Ctur. Ele terá papel importante na captação de recurso, pois teve aprovação criteriosa do Ministério do Turismo¿, destaca Colnaghi.

Área geográfica prioritária

Além das estratégias de desenvolvimento do turismo, uma leitura espacial da cidade delimitou as chamadas Áreas Geográficas de Interesse Turístico (AGITs). São cinco critérios especiais de interesse imediato da atividade turística: localização dos atrativos naturais e culturais da cidade; localização de interesse gastronômico; localização de conexões viárias existentes entre os atrativos; localização de um conjunto significativo de instituições de ensino e pesquisa e localização prevista para o novo centro de eventos da cidade de Curitiba.
Maiores informações sobre o PDITS, entrar em contato com o Instituto Municipal do Turismo http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/faleconosco/1

Cod: 348 Nome: Natalino Bastos dos Santos Profissão: Professor Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa


Contribuição:

Proposta:
Incentivo ao desenvolvimento econômico.

Resposta:    

Algumas alternativas de desenvolvimento estão sendo tratadas na revisão do Plano Diretor. Nas audiências públicas que vão de 15 a 29 de setembro de 2014 as primeiras propostas serão apresentadas. Após as audiências, estas propostas estarão disponíveis para consulta nos canasi de comunicação que estamos utilizando, especialmente na página de internet do Plano Diretor: www.curitiba.pr.gov.br/planodiretor .
Posteriormente o assunto será tratado com mais detalhamento e aprofundamento no Plano Setorial específico.

Cod: 303 Nome: Adriane Vortolin Profissão: Turismóloga Segmento: Outros


Contribuição:

Maior aproveitamento dos espaços públicos para o turismo, possibilitando a diversificaçao de produtos turísticos. Melhoria da infraestrutura de recepção ao turista (atendimento nos postos de informação - estrutura, ecnologia); sinalização turística.
Disseminação das informações turísticas pelo setor público (facilitar comunicação com o turista)

Cod: 121 Nome: Eduardo Castelli Profissão: Servidor Público Segmento: Outros


Contribuição:

1) Potencializar o turismo na cidade, através da criação de novos parques ou áreas de exposição. Opções:
Parque das flores; Parque de plantas exóticas de modo controlado (ou adaptação do Jardim Botânico); Parque das miniaturas (com exposição de artesãos locais). Tais locais poderiam ser criados ou adaptados em outros parques ou até mesmo utilizados, após a implantação do metrô, onde hoje são as canaletas do expresso.

2) Considerando a grande ajuda do erário para com o Clube Atlético Paranaense, incentivar o futebol da capital com projetos de apoio exclusivamente aos demais clubes da cidade, principalmente Coritiba Foot Ball Club e Paraná Clube, através de convênios esportivos e mudanças nos zoneamentos de suas áreas patrimoniais, ampliando as possibilidades de arrecadação financeira, sem restrições comuns às áreas de desporto, para ao menos amenizar o apoio financeiro e público dado a somente uma entidade privada.

Resposta:    

O turismo é um dos setores da economia que devem ser permanentemente desenvolvidos.

Curitiba, neste ano de 2014, atualizou e está implementando o seu plano de desenvolvimento turístico, com o objetivo de promover o turismo sustentável em Curitiba, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população

Cod: 116 Nome: Marcio Machuca Profissão: Engenheiro Segmento: Trabalhadores


Contribuição:

Nota Fiscal Eletronica
Sugestão implementar sistema como São Paulo que a NOTA FISCAL sai "NA BOCA DO CAIXA" APENAS COM o cpf.
Tento pedir a Boa Nota (nota eletronica) em todos os pontos comerciais que vou mas a dificuldade de emissão torna-se muitas vezes inviável para o contribuinte. Todos perdem.
-filas no balcao de atendimento
-postos de gasolina em que a dificuldade de emitir/solicitar nota é gigante
-mercados que nunca tem pessoas disponiveis para te a tender
-impressoras que não funcionam...

Por favor pensem nisso. Facilitem... nota fiscal no caixa com cpf.

Desde já agradeço a oportunidade.



Resposta:    

Encaminhado para : SMF Em : 16/11/2014 Número de Protocolo : 70-000470/2014

Cod: 46 Nome: Flavio Profissão: xxx Segmento: Outros


Contribuição:

Viés econômico
Vocação da cidade

Resposta:    

Solicitamos detalhar um pouco mais a sugestão.